DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Browsing DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Afonso, Ana"
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- Aplicações móveis para pesquisa e/ou reserva de restaurantes : o que determina a sua utilização em contexto de viagem?Publication . Nunes, Alina Maria Pires; Afonso, AnaA utilização de tecnologias móveis por turistas é tema de grande relevância na atualidade. Um fenómeno recorrente é a utilização de aplicações móveis para pesquisar e/ou reservar restaurantes no local de destino. Nesse sentido, a presente investigação tem como problema de pesquisa compreender os fatores determinantes na intenção de utilizar aplicações de pesquisa e/ou reserva de restaurantes num contexto de viagem. A partir da revisão de literatura, optou-se pela adaptação do modelo TAM, com a adição das variáveis envolvimento gastronómico e ubiquidade percecionada. Para a operacionalização da pesquisa foram inicialmente realizadas entrevistas online exploratórias, que indicaram a aplicação TripAdvisor como a mais utilizada. Após este resultado foi difundido online um questionário tendo como objeto o TripAdvisor, a partir do qual foram analisadas quantitativamente 167 respostas válidas. Com a análise dos dados, realizada a partir do SPSS, foi possível observar que a utilidade e facilidade de uso, bem como o envolvimento gastronómico, relacionam-se positivamente com a intenção de utilizar a aplicação do TripAdvisor para pesquisa e/ou reserva de restaurantes num contexto de viagem. Das quatro dimensões de ubiquidade, somente a imediatez e pesquisabilidade revelaram uma relação positiva com a intenção de utilizar a aplicação. Os contributos da presente pesquisa centram-se na adaptação do modelo TAM com a investigação de novos construtos contribuindo para a aprofundamento do tema da adoção de tecnologias móveis, com um enfoque no setor do turismo.
- Being an accountant nowadays and the impacts of covid-19 on the accounting fieldPublication . Fortes, Ceristo Luciano de Brito; Afonso, Ana; Fernandes, VanessaTechnological evolution has brought about important changes and transformations in different sectors, particularly at the social, cultural, and economic levels. In a market with constant transformation, accounting has the obligation to follow this transformation process to respond to this reality. Within this context, professionals and technicians in this area must be in harmony with the challenges they face daily. This Internship Report aims to address the current challenges and responsibilities of the accounting profession and what kind of impacts Covid-19 has brought to the accounting area, as well as to present the internship carried out as part of the final work of the Master’s in Management. The structure of this report is essentially based on two parts. The first part concerns the description and characterization of the company where I carried out my curricular internship (Moneris SGPS) and the presentation of the tasks performed during the internship period. The second part corresponds to the theoretical framework of the theme, which includes a literature review and a qualitative study by analyzing the experiences, feelings, and opinions of the professionals at the internship place about the challenges and difficulties they face in their daily lives and the impacts that Covid-19 has brought to accounting area.
- Challenges in adapting to digital banking from the perspective of a Caixa Geral de Depósitos agencyPublication . Teixeira, João Duarte Martinho; Afonso, Ana; Inácio, Sandra SimõesDigitalization has revolutionized the world as we know it, and the banking sector has been at the forefront of innovation and integration of technology in its operations. Mobile banking continues to be crucial for banks’ digital presence, though it is being threatened by the advent of technological trends and old-fashioned cultural habits. During the internship, I performed customer service, commercial and administrative roles at a banking branch, while being responsible for the client’s first interaction and dealing with matters mostly related to mobile banking and cards. The present internship report at CGD aims to understand the challenges in transitioning to the digital era of banking, from the clients’ difficulties to the opinions of sector professionals. Moreover, this study seeks to provide solutions to improve service at a branch level. The study developed under the internship is an exploratory and descriptive research, conducted through a mixed methods approach and non-probability sampling. Quantitative and qualitative data was collected from an online questionnaire with 329 bank clients and then analysed using descriptive and correlation analysis. One to one interviews were conducted for three CGD employees, with the collected data being analysed through a qualitative analysis. The findings showed that Performance Expectancy, Effort Expectancy and Facilitating Conditions are the factors that contribute the most to mobile banking adoption and utilization, whereas Social Influence was found to have no effect. Individuals belonging to the active population and with higher levels of education and income demonstrate higher utilization levels of mobile banking. Additionally, the suggestions provided to improve the organization’s service fall under client support, platform simplification and employee training. Academically, this study presents valuable insights to mobile banking utilization and to the adaptation of the UTAUT model in this service. From a managerial perspective, this study made during the internship provides key insights into clients’ difficulties and suggestions to better integrate online platforms into branch service.
- Client engagement of a SaaS solution : Gfoundry casePublication . Gomes, David Miguel Oliveira; Afonso, Ana; Carvalho, JoãoThe current Report follows the professional experience at GFoundry - a leading digital solution for Employee Engagement with Gamification. The role of the International Business Developer is, on a first level, to manage the Domestic Market and support the international expansion of the organisation. On a secondary level, and directly related to the Research Problem from the current report, the goal is to create a Data Visualization tool that allows the GFoundry team to quantify the current level of engagement from its clients. The intention is for this tool to have a direct impact on Customer Success Management, while understanding the main trends from the Client's Engagement. Following this challenge, the Literature Review focuses on gamification and its application in relevant areas, employee engagement and its impact on organisations, and finally (and most importantly) in Customer Success Management and the importance of those processes for SaaS solutions. The methodology was developed in order to create an Engagement Matrix that allows the GFoundry team to understand, in real time, what are the current levels of engagement of the clients with the digital solution they have implemented in their internal structures. The result, deployed to Partners and Clients in Google Sheets, co-relates the usage of the platform from the employees (through their visits to the frontend) with the usage of the Backoffice (where all the information available in the frontend is managed). This co-relation provides a quantitative score that allows to position the companies in a Matrix - the Engagement Matrix. The tool has a significant impact in the long-term sustainability of the company, since the information provided by the tool allows to understand not only how the clients are, at the moment, engaged with the platform, but also allows to understand historical trends that might indicate positive or negative changes in the way clients are using the platform. With this information, the Business Development Team can efficiently manage clients and guarantee their licenses' renewal.
- Co-working and companiesPublication . Simões, Beatriz Barreiros; Afonso, AnaThis internship report aims to describe the work and activities developed under the internship done at Mercer. Flexibility in the work is nowadays something that the employees see as normal, in opposition to the big benefit that flexibility was before Covid 19. We can dive into flexible work and flexible time; in this report, the flexible work will have more relevance since the main discussion will be the possibility of new places of work. One of the main considerations is regarding how to maintain the work with high productivity, in the perfect balance, between the social component in the office and the remote work. The main topics covered by the report are (1) the main challenge for companies and employees, (2) the role of Co-Working places in terms of innovation, (3) Coworking as opposed to learning centre, (4) Coworking Places as places of interaction, (5) security of data (6) the future of “work anywhere, everywhere”. This project aims at providing solutions for the challenges Mercer and many other companies have in creating the best possible way of working for the best workers in order to attract and retain intelectual capital.Since the fixed cost in a company is always, something that is necessary to take a good analysis, the interviews with the director of human resources of Mercer tried to analyse the best solution for the main parts. The conclusions can be dived into three main topics; (1) the benefits and recognition that the employees identify in having a third-place of work, (2) the necessity of security of the data that was needed during the working period (3) the impossibility of creating something huge at the beginning of the project with with preference for a pilot development
- O consumidor orientado para o slow-fashion : relação entre perfil, orientação e intenção de compraPublication . Vaz, Inês Margarida Pereira; Afonso, AnaEm resultado dos desafios ambientais e sociais que o planeta enfrenta atualmente e que comprometem a sua sustentabilidade, um número crescente de consumidores preocupa-se com estas questões, apoiando movimentos que garantem a satisfação das necessidades presentes sem comprometer as futuras e pressionando as empresas no mesmo sentido. Um desses movimentos sustentáveis é o slow-fashion, que em contraste com o fast-fashion, batalha contra os impactos negativos de uma das indústrias mais poluentes e menos éticas, a da moda. Neste sentido, tendo em conta a clara expansão deste movimento e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação passa por identificar a dimensão e o perfil sociodemográfico e psicográfico do grupo de consumidores portugueses de artigos de moda altamente orientados para o slow-fashion, tal como por determinar a sua intenção de compra. Os resultados indicam que o grupo de inquiridos altamente orientados para o slow-fashion detém uma dimensão significativa na amostra. Em relação ao perfil, são as mulheres com mais de 54 anos que possuem uma orientação mais elevada, não se verificando diferenças quanto a habilitações literárias e rendimento. Para além disso, os valores ambientais, valores altruístas, crenças negativas sobre sweatshop e crenças negativas sobre questões ambientais na indústria da moda, mostram-se relevantes na explicação desta orientação, ao contrário dos valores egoístas. Por fim, quanto maior a orientação para o slow-fashion, maior a intenção em comprar estes produtos.
- O consumidor português de Smartphones : determinantes da sua lealdade comportamentalPublication . Pereira, Tomás Martins; Afonso, AnaA procura de smartphones faz com que se registem elevados volumes de vendas e maior concorrência entre marcas. Estas procuram consolidar os clientes que já adquiriram os seus produtos. No entanto, verifica-se que os clientes optam, na sua maioria, por adquirir marcas diferentes da que adquiriram previamente. Com este estudo pretende-se compreender que fatores levam os consumidores portugueses a voltar a comprar a mesma marca de smartphones que compraram anteriormente. Para melhor compreender a lealdade comportamental a marcas de smartphones, o estudo avalia o valor percebido pelo consumidor (e as suas dimensões emocional, social e preço) e a confiança na marca por parte dos consumidores que recompraram. Para este efeito, a presente dissertação apresenta um carácter quantitativo, tendo sido administrado um questionário online através da plataforma Qualtrics. A análise aos resultados permitiu concluir que tanto o valor percebido pelos consumidores como a confiança na marca estão positivamente relacionados com a lealdade comportamental a uma marca de smartphones. Destes dois antecedentes, o que mais explica a lealdade comportamental é o valor percebido pelo consumidor. Concluiu-se também que o valor emocional tem maior impacto que o valor social e que o valor preço na lealdade comportamental. O principal contributo académico desta dissertação é a inclusão das dimensões do valor no modelo de estudo da lealdade comportamental. A nível empresarial é aconselhado às empresas que promovam ações que difundam o valor percebido pelos consumidores e a confiança na marca.
- Fast fashion : o impacto de linhas sustentáveis na imagem de marcaPublication . Costa, Maria Beatriz Pereira Martinho da; Afonso, AnaA integração da sustentabilidade desde a produção de vestuário até ao seu fornecimento é cada vez mais valorizada pelo consumidor que está mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Juntamente com a pressão de ONGs, designers e media, várias marcas de fast fashion começaram a adotar práticas mais sustentáveis, sendo que uma das estratégias escolhidas foi a introdução de extensões de linha sustentáveis. Como tal, torna-se relevante perceber qual o seu impacto na imagem de marca. Neste sentido, o presente estudo visa uma melhor compreensão da influência de linhas sustentáveis na imagem de marca de marcas de fast fashion. A investigação é de natureza explanatória, utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito com base num questionário online, num horizonte temporal cross-sectional, sendo posteriormente analisados através de técnicas estatísticas no IBM SPSS Statistics 25. No total, obtiveram-se 619 respostas válidas. Segundo os resultados obtidos, as marcas de fast fashion, além de possuírem uma imagem de marca forte, devem introduzir linhas sustentáveis com uma imagem semelhante aos seus produtos convencionais, para que estas sejam bem-sucedidas e influenciem positivamente a imagem de marca. Ao nível académico, a dissertação contribui para o desenvolvimento teórico de um tema bastante atual, porém pouco investigado. Ao nível prático, visa auxiliar marcas de fast fashion no desenvolvimento de estratégias associadas à introdução de uma extensão de linha sustentável.
- Gato Preto in the spanish market : analysis of brand equityPublication . Gomes, Catarina Ferreira; Afonso, Ana; Silva, Mariana Pires daO presente estudo resulta de um estágio curricular desenvolvido no departamento de Marketing da empresa Gato Preto. Como elemento da equipa de PR, Comunicação e Eventos, foi percebido o impacto que o conhecimento sobre o mercado tem ao nível da comunicação. Por esta mesma razão o trabalho desenvolvido explora a brand equity da empresa no mercado espanhol, focando-se nas componentes de brand awareness e brand loyalty. O estudo conduzido é de natureza qualitativa e quantitativa e foi realizado através de duas entrevistas a elementos corporativos e de um questionário online com uma amostra de 266 consumidores do mercado espanhol. Para além de uma análise descritiva dos dados obtidos, foi também realizada uma análise Two-Step Cluster de forma a identificar a existência de diferentes segmentos de clientes. Como resultado foram identificados dois segmentos: “Moderate Loyal” e “Passive Loyal”. Para além de ajudar a marca a desenvolver novas estratégias que permitirão uma atuação mais eficaz sobre os perfis de consumidores identificados, o trabalho desenvolvido irá também contribuir para um maior alinhamento do futuro programa de loyalty que está a ser desenvolvido pela empresa.
- A influência do Electronic Word-of-Mouth (eWOM) na intenção de frequentar restaurantes por parte dos MillennialsPublication . Mendes, Ana Lúcia Pacheco; Afonso, AnaAs evoluções tecnológicas têm alterado de forma profunda o modo como as pessoas se comportam, relacionam e tomam decisões. O grupo geracional denominado por Millennials emerge neste contexto. Comparativamente com as gerações anteriores, além de maior proficiência tecnológica e digital, os Millennials atribuem maior confiança e preferem informação proveniente de outros consumidores. Esta informação, sobre a forma de comentários, experiências ou opiniões partilhadas através da Internet, designa-se por electronic Word-of-Mouth (eWOM). O eWOM exerce uma influência especial no processo de seleção de um restaurante. Refira-se que os Millennials frequentam restaurantes com maior frequência que as gerações anteriores. Por exemplo, plataformas e aplicações como o Zomato estão em crescimento e têm transformado o processo de seleção de um restaurante. Sem grande esforço, hoje os consumidores têm acesso a experiências anteriores de outros consumidores, podem efetuar comparações de preços ou procurar outras informações. Por estas razões e dadas as características destes consumidores, existem evidências que sugerem que também o seu processo de tomada de decisão será influenciado por estas novas fontes de informação. Neste sentido, esta investigação incide sobre os Millennials, procurando estudar os antecedentes da influência do eWOM na sua intenção de frequentar um restaurante. Com recurso a análise de dados descritiva e multivariada, verificou-se que eWOM sobre restaurantes influencia positivamente a intenção de os frequentar, quando os Millennials adotam esta informação nos seus processos de tomada de decisão. Conquanto, para tal, têm de percecionar a sua utilidade, ou seja, têm de percecionar a informação como tendo qualidade e sendo credível.
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