DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Albuquerque, Paula"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Deficiência e inclusão em Portugal : as políticas para quem quer ser ouvidoPublication . Martins, Catarina Dias; Albuquerque, PaulaNo ano em que se celebra o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e num mundo mais desigual, nunca é demais fazer uma reflexão sobre esses mesmos Direitos. O ano 2018 marca também a entrada em vigor da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, documento jurídico que obriga os Estados a reconhecer os direitos das pessoas com deficiência e, consequentemente, criar mecanismos da sua integração plena na sociedade. A dissertação pretende contribuir para a reflexão sobre a realização/implementação de políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência auditiva e consequente respeito pelos seus direitos à luz da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal. Para isso utiliza-se a análise documental, legislação portuguesa, dados quantitativos e entrevistas.
- Os determinantes da capacidade de reembolso dos beneficiários do micro-crédito em Cabo Verde no período de 2007 a 2008Publication . Andrade, Jacqueline da Cruz Silva; Albuquerque, PaulaA presente dissertação tem por objectivo apurar os determinantes da capacidade de reembolso atempado dos beneficiários de micro-crédito, em Cabo Verde. Sucintamente, o micro-crédito é um tipo de intermediação financeira (crédito de investimento) projectado e oferecido, especialmente, para o nicho populacional excluído da banca tradicional, tais como, as pessoas pobres com capacidade empreendedora e os micro-empresários do sector informal da economia. A capacidade de reembolso atempado do valor das prestações do crédito contraído pelos beneficiários do micro-crédito é relevante tanto para as famílias suas beneficiárias, como para as Instituições Micro-Financeiras - IMF's. No presente estudo, na parte empírica, focamos no arquipélago de Cabo Verde e fazemos uma análise econométrica, de dados primários recolhidos de um inquérito realizado em Janeiro e Fevereiro de 2008, a 102 beneficiários dos programas de MC de duas IMF's - MORAB1 e FAMT-Picos. A análise é realizada com recurso ao modelo Logit, por meio do software STATA. Os resultados deste estudo demonstram que a probabilidade da capacidade de reembolso atempado do crédito pelos seus beneficiários, no arquipélago de Cabo Verde, é influenciada pela experiência profissional destes no ramo de actividade do seu negócio, pela sua formação profissional, pelo acompanhamento dos agentes de crédito ao negócio, pelo número de colaboradores remunerados pelo negócio e pelo local de residência dos beneficiários do micro-crédito.
- Disparidade nos sistemas de pensões : o processo de desfamilização em Portugal comparativamente com Espanha, Itália e GréciaPublication . Tomaz, Pedro da Silva; Albuquerque, PaulaA presente dissertação tem como objetivo comparar o processo de defamilisation (desfamilização) em Portugal relativamente a Espanha, Itália e Grécia, no contexto do gender pension gap. A análise empírica presente, através da estandardização das variáveis, tem como objetivo o de avaliar indicadores relativos à participação feminina no mercado de trabalho, a duração das licenças remuneradas reservadas ao pai, a licença de maternidade disponível remunerada e a frequência relativa e média horária das crianças nos serviços infantis. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que Portugal ao nível do gender pension gap está abaixo da média da amostra. Os indicadores utilizados para avaliar o processo de desfamilização demonstram que Portugal compara positivamente face aos restantes e que a descida do gender pension gap se deverá manter à medida que as mulheres se aproximam dos homens em fatores do mercado de trabalho.
- Efeito do microcrédito no emprego em PortugalPublication . Emídio, Emanuel José Marques; Albuquerque, PaulaO objectivo principal desta dissertação é estudar o microcrédito, enquanto meio de ajudar pessoas em situações económicas difíceis, nomeadamente desempregados, trabalhadores precários, entre outros casos em que o indivíduo não consegue sobreviver num mercado cada vez mais exigente e competitivo, que tende gradualmente a preferir empregados mais jovens. Estas pessoas, que não têm forma de subsistir, lidam, na maior parte das vezes, com oportunidades escassas de obter créditos normais por parte dos bancos, uma vez que não oferecem garantias suficientes. Sendo uma medida relativamente recente no nosso país, o microcrédito veio para Portugal para responder às necessidades dessas pessoas, conferindo-lhes a oportunidade para criar o seu próprio emprego, através das microempresas que os ajudam a garantir uma qualidade de vida decente, uma vez que, assim, se conseguem manter e desempenhar um papel relevante na sociedade, pagando impostos e contribuindo para um futuro melhor como qualquer um de nós. Quando apareceu pela primeira vez, pela mão de Muhammad Yunus, Professor de Economia e, devido a esta grande iniciativa reflectida no microcrédito, Nobel da Paz, o seu inventor ponderou-o, alicerçando-se na crença verdadeira de que, dando às pessoas as oportunidades certas, podemos, juntos, diminuir e até erradicar a pobreza por todo o mundo. Ele também não tem dúvidas de que todos nós possuímos qualidades que nos podem ajudar a prosperar, embora, infelizmente, para alguns, nem sempre surgem as ocasiões favoráveis para mostrar essas aptidões. Motivado pela sua filosofia, metodologia e processos, decidi estudar o microcrédito, mediante, entrevistas, a algumas das microempresas de Lisboa (60), e comparar os meus resultados com pesquisas similares efectuadas pela Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), procurando corroborar se o microcrédito representa, de facto, uma ferramenta de sucesso para o emprego e, por conseguinte, para a Economia Portuguesa.
- Empregabilidade dos trabalhadores mais velhosPublication . Silva, Sofia Vaz Ramires Vieira da; Albuquerque, PaulaA questão da empregabilidade dos trabalhadores mais velhos configura-se como um tema de enorme atualidade e relevância prática. De fato, o tema que nos propomos analisar foi objeto de tratamento por diversas organizações internacionais bem como a Organização Internacional do Trabalho. Como ponto de partida, importa delimitar o conceito de empregabilidade, bem como o conceito de trabalhadores mais velhos. Em capítulo seguinte vamos atentar nos fatores que influenciam a empregabilidade destes trabalhadores, concretamente, nas questões de saúde, competência, questões legais e de atitude, a que se somam questões económicas, demográficas e sociais; todas as questões referidas assumem relevância prática no contexto específico que respeita a este grupo da população ativa. No entanto, é nosso entendimento que as questões identificadas não esgotam a análise deste tema. Assim, e após este enquadramento teórico, importa comparar a empregabilidade dos trabalhadores mais velhos com a das gerações mais novas; para esse efeito, vamos identificar e analisar um conjunto relevante de variáveis - por exemplo, o nível de escolaridade, o sexo, o estado civil, bem como o tipo de contrato de trabalho - de forma a identificar a relevância prática do conceito de empregabilidade. O tema em tratamento implica ainda a análise das medidas tomadas em Portugal, bem como num conjunto selecionado de países da Europa do sul, central e países nórdicos, no sentido de implementar diversas políticas públicas destinadas a promover a empregabilidade destes trabalhadores, as quais tiveram por base um aumento da ida-de da reforma, com o consequente envelhecimento da população ativa.
- Fighting poverty : the cases of Portugal and CanadaPublication . Madeira, Diogo Mexia Leitão; Albuquerque, PaulaPoverty is a widespread global issue that requires immediate attention from all nations. Before the Covid-19 pandemic, several countries actively worked towards addressing this problem, aligned with the United Nations´ SDG. Notably, Canada and Portugal demonstrated their commitment through various initiatives. In 2018, Canadian Prime Minister Justin Trudeau launched the “Opportunity for All” program to reduce poverty by 20% before 2020. Additionally, set an even more ambitious goal to halve poverty levels by 2030 compared to the baseline in 2015. Similarly, Portugal experienced positive results in poverty indicators after a political transition that same year. However, these achievements were unfortunately undermined by the onset of the pandemic. This dissertation examines the specific measures in crucial areas such as healthcare, social support (including family and pension policies) as well as labour market and housing measures implemented by both countries between 2015 and 2020. The outcomes reveal a noteworthy congruence in the measures executed by both countries within these realms, underscoring the paramount importance attributed to alleviating the impact of poverty.
- How do public pensions crowd out private savings? : evidence from SHAREPublication . Xinxin, Zhang; Albuquerque, PaulaThere has been much debate over the possibility that public pension wealth may discourage non-pension wealth. To evaluate the possible displacement effect of public pension wealth on other wealth, we employ retrospective micro-data from wave 7 of the Survey of Health, Aging, and Retirement in Europe (SHARE) while using Denmark, Portugal, Poland, and France as European country references. First, we find that public pension wealth has a considerable displacement effect on the wealth from other sources, with a mean value of 29.5%. Second, by adopting the Instrumental Variable method, we circumvent some of the most common measurement errors seen in previous research. We estimate that one additional euro of public pension wealth is linked with a decline of 17 to 23 cents in non-pension wealth. Finally, the crowd-out effect follows different patterns along the distribution of nonpension wealth across countries. There is heterogeneity in the pension-non-pension wealth offset depending on education, risk preference, and country.
- Is the amplitude of the cycle related with demography?Publication . Gourgel, Simão da Glória; Albuquerque, PaulaSocieties all around the world are facing a demographic phenomenon called population ageing. This change in population’s age composition has an enormous impact on the economic activity, and as a result it also affects the amplitude of the business cycle. These differences on the amplitude of the business cycles may occur through different channels, such as changes in labor productivity, changes in risk aversion level, and through shifts on the economic activity from the industry sector to the services sector for example. The change in economic activity also implies different levels of exposure and sensitivity to international economic shocks, which should correspondingly result in consumption patterns. Since not all the forces exert pressure on volatility in a similar way, it is viable to proceed with an empirical test in order to analyze the effect of population ageing on the volatility of the cycle. The empirical strategy followed by in Guimarães and Tiryaki (2020), is here used and expanded. Some differences to point out is that the share of older population is here further divided in two sub-groups as their economic behavior and effect on economic activity varies. A sample of 30 European countries and 4 emerging economies are studied and based on the data, is plausible to infer that population ageing have a negative impact on the cyclical volatility of output, consumption, and investment.
- Population ageing and monetary policyPublication . Pereira, Andreia Sofia Boanova Vieira; Albuquerque, PaulaO envelhecimento da população altera a dinâmica das principais variáveis macroeconómicas com implicações para a condução da política monetária e estabilidade dos preços. O presente trabalho pretende analisar as principais tendências demográficas e de que forma influenciam o ambiente económico onde a política monetária é conduzida, causando direta ou indiretamente movimentos indesejados nas taxas de inflação. Recorrendo a uma técnica polinomial, estimamos a relação empírica entre a estrutura etária e a inflação para um painel de 24 países da OCDE durante o período 1961-2014. Encontramos uma correlação significativa entre demografia e inflação, consistente com a hipótese de que um aumento da população ativa causa pressões deflacionistas, enquanto uma maior parcela de dependentes e reformados está associada a taxas de inflação mais elevadas. Os resultados sugerem que o potencial impacto do processo de envelhecimento a nível global sobre a inflação deve ser tido em conta nas decisões de política monetária.
- Real exchange rate and ageing population of the G20 countriesPublication . Ajagunna, Peter Adegbola; Albuquerque, PaulaNosso estudo é com base na recolha de dados relevantes das economias do G20 com a inclusão da Grécia, Portugal, Espanha e Nigéria. Os dados coletados são variados em um período de 35 anos (1980 - 2015) e a metodologia empregada é a Técnica de Regressão Linear na qual três modelos foram estimado, nomeadamente: modelos OLS agrupados, efeitos aleatórios (RE) e efeito fixo (FE). O FE modelo que é nosso modelo preferido e ótimo mostra que a coorte da população em idade de trabalhar - que se diz serem produtivas, têm uma associação depreciadora ao RER doméstico. No entanto, a relação da antiga coorte dependente parece ser ambígua, pois mostra que temos um efeito depreciador sobre o RER doméstico no modelo de referência, tendo uma apreciação efeito sobre o RER doméstico após executar um modelo de forma reduzida - um modelo baseado em dados demográficos variável e termos de troca. Isso só foi interpretado como sendo que nosso modelo não é muito robusto para mostram consistentemente a associação entre a coorte do envelhecimento e o RER de uma economia.