Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/9565
Título: | O impacto do programa Kidsmart na integração das tecnologias de informação e comunicação num jardim-de-infância da Grande Lisboa |
Autor: | Alves, Madalena Reis, Pedro |
Palavras-chave: | Educação Pré-Escolar Jardim-de-Infância Integração curricular das TIC KidSmart Avaliação |
Data: | 2011 |
Editora: | Junqueira & Marin Editores |
Citação: | Alves, M.,& Reis, P. (2011). O impacto do programa Kidsmart na integração das tecnologias de informação e comunicação num jardim-de-infância da Grande Lisboa. In C. Guimarães, & P. Reis (Orgs.), Professores e infâncias: Estudos e experiências (pp. 60-79). Araraquara: Junqueira & Marin Editores. |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo de caso centrado num Jardim-de-Infância dos arredores de Lisboa envolvido no Programa KidSmart. Este estudo de caso insere-se numa investigação nacional, muito mais alargada, destinada a avaliar a concretização dos objectivos desse Programa. A partir da análise deste caso concreto, pretendem-se analisar potencialidades e limitações da implementação do Programa KidSmart e da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação num Jardim-de-Infância. Com base na observação deste contexto educativo e na realização de entrevistas semi-estruturadas, analisam-se a organização do ambiente educativo, o papel das TIC no Jardim de Infância e as perspectivas da educadora, das crianças e dos pais relativamente ao Programa. Constatou-se que a participação no Programa KidSmart teve impactos bastante positivos, nomeadamente, no desenvolvimento profissional da educadora, na organização do trabalho com as crianças e na promoção de competências colaborativas nas crianças. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/9565 |
ISBN: | 978-85-86305-94-8 |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20130607171846.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.