Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/8673
Título: | Longe da vista, perto da validação? As Tecnologias e Metodologias de E-learning (TMEL) no reconhecimento de competências a distância nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito da Educação e Formação de Adultos (EFA) |
Autor: | Félix, Pedro Jorge, Idalina |
Palavras-chave: | Educação e Formação de Adultos Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Reconhecimento de competências a distância Tecnologias e Metodologias em e-Learning |
Data: | Nov-2012 |
Editora: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citação: | II Congresso Internacional TIC e Educação |
Resumo: | As TMeL no RVCC, no âmbito da EFA é um estudo exploratório que resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e- Learning, para a obtenção do grau de mestre, pela Faculdade de Ciências e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Constitui móbil deste estudo investigar a viabilidade do recurso às TMe-L no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC. As questões de investigação são: Qual a perceção da viabilidade e potencialidade da utilização das TMeL do ponto de vista institucional, pedagógico e operacional?; Quais as competências digitais dos elementos da equipa do CNO?; Qual a percepção do nível de formação e necessidades formativas dos elementos da equipa?; Quais as práticas das equipas no recurso às TMeL? Com os resultados objectiva-se relacionar as formas de operacionalização do reconhecimento de competências a distância com recurso às TMeL, com a percepção de viabilidade das TMeL, as competências digitais e a formação da equipa. Este estudo incidiu sobre um CNO da NUT III – Lezíria do Tejo. Participaram a directora e a coordenadora do CNO, 3 profissionais de RVC e 6 formadores. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário, aplicado a profissionais de RVC e Formadores, e inquérito por entrevista, dirigida à coordenação pedagógica e direcção. Os dados recolhidos apontam para uma visão positiva da utilização das TMeL, competências informáticas relativamente adequadas à aplicação das TMeL, mas uma utilização pouco diversificada, não fazendo os informantes uso do verdadeiro potencial das TMeL no processo de RVCC. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/8673 |
ISBN: | 978-989-96999-8-4 |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ticeduca pedro e idalina.pdf | 108,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.