Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/8673
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 625 | por |
degois.publication.lastPage | 641 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | II Congresso Internacional TIC e Educação | por |
dc.contributor.author | Félix, Pedro | - |
dc.contributor.author | Jorge, Idalina | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-24T12:47:43Z | - |
dc.date.available | 2013-06-24T12:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2012-11 | - |
dc.identifier.citation | II Congresso Internacional TIC e Educação | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-96999-8-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/8673 | - |
dc.description.abstract | As TMeL no RVCC, no âmbito da EFA é um estudo exploratório que resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e- Learning, para a obtenção do grau de mestre, pela Faculdade de Ciências e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Constitui móbil deste estudo investigar a viabilidade do recurso às TMe-L no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC. As questões de investigação são: Qual a perceção da viabilidade e potencialidade da utilização das TMeL do ponto de vista institucional, pedagógico e operacional?; Quais as competências digitais dos elementos da equipa do CNO?; Qual a percepção do nível de formação e necessidades formativas dos elementos da equipa?; Quais as práticas das equipas no recurso às TMeL? Com os resultados objectiva-se relacionar as formas de operacionalização do reconhecimento de competências a distância com recurso às TMeL, com a percepção de viabilidade das TMeL, as competências digitais e a formação da equipa. Este estudo incidiu sobre um CNO da NUT III – Lezíria do Tejo. Participaram a directora e a coordenadora do CNO, 3 profissionais de RVC e 6 formadores. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário, aplicado a profissionais de RVC e Formadores, e inquérito por entrevista, dirigida à coordenação pedagógica e direcção. Os dados recolhidos apontam para uma visão positiva da utilização das TMeL, competências informáticas relativamente adequadas à aplicação das TMeL, mas uma utilização pouco diversificada, não fazendo os informantes uso do verdadeiro potencial das TMeL no processo de RVCC. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação e Formação de Adultos | por |
dc.subject | Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências | por |
dc.subject | Reconhecimento de competências a distância | por |
dc.subject | Tecnologias e Metodologias em e-Learning | por |
dc.title | Longe da vista, perto da validação? As Tecnologias e Metodologias de E-learning (TMEL) no reconhecimento de competências a distância nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito da Educação e Formação de Adultos (EFA) | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ticeduca pedro e idalina.pdf | 108,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.