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degois.publication.firstPage625por
degois.publication.lastPage641por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleII Congresso Internacional TIC e Educaçãopor
dc.contributor.authorFélix, Pedro-
dc.contributor.authorJorge, Idalina-
dc.date.accessioned2013-06-24T12:47:43Z-
dc.date.available2013-06-24T12:47:43Z-
dc.date.issued2012-11-
dc.identifier.citationII Congresso Internacional TIC e Educaçãopor
dc.identifier.isbn978-989-96999-8-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8673-
dc.description.abstractAs TMeL no RVCC, no âmbito da EFA é um estudo exploratório que resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e- Learning, para a obtenção do grau de mestre, pela Faculdade de Ciências e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Constitui móbil deste estudo investigar a viabilidade do recurso às TMe-L no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC. As questões de investigação são: Qual a perceção da viabilidade e potencialidade da utilização das TMeL do ponto de vista institucional, pedagógico e operacional?; Quais as competências digitais dos elementos da equipa do CNO?; Qual a percepção do nível de formação e necessidades formativas dos elementos da equipa?; Quais as práticas das equipas no recurso às TMeL? Com os resultados objectiva-se relacionar as formas de operacionalização do reconhecimento de competências a distância com recurso às TMeL, com a percepção de viabilidade das TMeL, as competências digitais e a formação da equipa. Este estudo incidiu sobre um CNO da NUT III – Lezíria do Tejo. Participaram a directora e a coordenadora do CNO, 3 profissionais de RVC e 6 formadores. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário, aplicado a profissionais de RVC e Formadores, e inquérito por entrevista, dirigida à coordenação pedagógica e direcção. Os dados recolhidos apontam para uma visão positiva da utilização das TMeL, competências informáticas relativamente adequadas à aplicação das TMeL, mas uma utilização pouco diversificada, não fazendo os informantes uso do verdadeiro potencial das TMeL no processo de RVCC.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação e Formação de Adultospor
dc.subjectProcesso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.subjectReconhecimento de competências a distânciapor
dc.subjectTecnologias e Metodologias em e-Learningpor
dc.titleLonge da vista, perto da validação? As Tecnologias e Metodologias de E-learning (TMEL) no reconhecimento de competências a distância nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito da Educação e Formação de Adultos (EFA)por
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
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