Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/46893
Título: | Ensino da Biologia: A evolução como exemplo |
Autor: | Galvão, Cecília Faria, Cláudia Serra, Paula |
Palavras-chave: | Ensino da biologia Teoria da evolução Resolução de problemas Inquiry Natureza da ciência Conceções alternativas |
Data: | 2017 |
Editora: | Climepsi Editores |
Citação: | Galvão, C., Faria, C., & Serra, P. (2017). Ensino da Biologia: A evolução como exemplo. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 109-143). Climepsi Editores. |
Resumo: | Numa sociedade cada vez mais exigente, é fundamental preparar os indivíduos para uma intervenção responsável. Com essa finalidade, são vários os relatórios da União Europeia que indicam o que deve ser a Educação em Ciências hoje. Pensamento crítico e capacidades de comunicação são duas das competências indispensáveis que podem ser desenvolvidas se forem criados ambientes de aprendizagem estimulantes e com assuntos que se tornem relevantes para os alunos. O ensino da Biologia pode associar temáticas contextualizadas no dia-a-dia a metodologias de resolução de problemas. Uma dessas temáticas é a Evolução dos seres vivos que, pela sua complexidade, é uma das mais difíceis de ensinar, mas muito aliciante pela perspetiva de ligação à natureza da ciência, isto é, à forma como os cientistas trabalham. É também uma das temáticas que mais conceções alternativas tem gerado, por ter inerente uma forma de pensamento que, por vezes, é contra intuitiva. Neste capítulo, discutiremos alguns aspetos inerentes à Educação em Ciências, à natureza da ciência ligada à temática da evolução e apresentaremos algumas das conceções alternativas que se têm detetado e para as quais apresentamos algumas explicações. Propomos também uma atividade, um exemplo de ensino da evolução, que foca estas perspetivas. Essa atividade inclui uma apresentação, justificação para os professores, e uma sequência para os alunos do ensino básico, passível de ser explorada em sala de aula. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/46893 |
ISBN: | 978-972-796-360-7 |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Galvãoetal_CapituloEvolução_VersãoPre-Impressa.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.