Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/46893
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage109pt_PT
degois.publication.lastPage143pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleO ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicaçãopt_PT
dc.contributor.authorGalvão, Cecília-
dc.contributor.authorFaria, Cláudia-
dc.contributor.authorSerra, Paula-
dc.date.accessioned2021-03-17T18:23:39Z-
dc.date.available2021-03-17T18:23:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGalvão, C., Faria, C., & Serra, P. (2017). Ensino da Biologia: A evolução como exemplo. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 109-143). Climepsi Editores.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-796-360-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/46893-
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais exigente, é fundamental preparar os indivíduos para uma intervenção responsável. Com essa finalidade, são vários os relatórios da União Europeia que indicam o que deve ser a Educação em Ciências hoje. Pensamento crítico e capacidades de comunicação são duas das competências indispensáveis que podem ser desenvolvidas se forem criados ambientes de aprendizagem estimulantes e com assuntos que se tornem relevantes para os alunos. O ensino da Biologia pode associar temáticas contextualizadas no dia-a-dia a metodologias de resolução de problemas. Uma dessas temáticas é a Evolução dos seres vivos que, pela sua complexidade, é uma das mais difíceis de ensinar, mas muito aliciante pela perspetiva de ligação à natureza da ciência, isto é, à forma como os cientistas trabalham. É também uma das temáticas que mais conceções alternativas tem gerado, por ter inerente uma forma de pensamento que, por vezes, é contra intuitiva. Neste capítulo, discutiremos alguns aspetos inerentes à Educação em Ciências, à natureza da ciência ligada à temática da evolução e apresentaremos algumas das conceções alternativas que se têm detetado e para as quais apresentamos algumas explicações. Propomos também uma atividade, um exemplo de ensino da evolução, que foca estas perspetivas. Essa atividade inclui uma apresentação, justificação para os professores, e uma sequência para os alunos do ensino básico, passível de ser explorada em sala de aula.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherClimepsi Editorespt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino da biologiapt_PT
dc.subjectTeoria da evoluçãopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectInquirypt_PT
dc.subjectNatureza da ciênciapt_PT
dc.subjectConceções alternativaspt_PT
dc.titleEnsino da Biologia: A evolução como exemplopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Galvãoetal_CapituloEvolução_VersãoPre-Impressa.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.