Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/46893
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 109 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 143 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | O ensino na escola de hoje: teoria, investigação e aplicação | pt_PT |
dc.contributor.author | Galvão, Cecília | - |
dc.contributor.author | Faria, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Serra, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T18:23:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-17T18:23:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Galvão, C., Faria, C., & Serra, P. (2017). Ensino da Biologia: A evolução como exemplo. In F. Veiga (Coord.), O ensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 109-143). Climepsi Editores. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-796-360-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/46893 | - |
dc.description.abstract | Numa sociedade cada vez mais exigente, é fundamental preparar os indivíduos para uma intervenção responsável. Com essa finalidade, são vários os relatórios da União Europeia que indicam o que deve ser a Educação em Ciências hoje. Pensamento crítico e capacidades de comunicação são duas das competências indispensáveis que podem ser desenvolvidas se forem criados ambientes de aprendizagem estimulantes e com assuntos que se tornem relevantes para os alunos. O ensino da Biologia pode associar temáticas contextualizadas no dia-a-dia a metodologias de resolução de problemas. Uma dessas temáticas é a Evolução dos seres vivos que, pela sua complexidade, é uma das mais difíceis de ensinar, mas muito aliciante pela perspetiva de ligação à natureza da ciência, isto é, à forma como os cientistas trabalham. É também uma das temáticas que mais conceções alternativas tem gerado, por ter inerente uma forma de pensamento que, por vezes, é contra intuitiva. Neste capítulo, discutiremos alguns aspetos inerentes à Educação em Ciências, à natureza da ciência ligada à temática da evolução e apresentaremos algumas das conceções alternativas que se têm detetado e para as quais apresentamos algumas explicações. Propomos também uma atividade, um exemplo de ensino da evolução, que foca estas perspetivas. Essa atividade inclui uma apresentação, justificação para os professores, e uma sequência para os alunos do ensino básico, passível de ser explorada em sala de aula. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Climepsi Editores | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Ensino da biologia | pt_PT |
dc.subject | Teoria da evolução | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Inquiry | pt_PT |
dc.subject | Natureza da ciência | pt_PT |
dc.subject | Conceções alternativas | pt_PT |
dc.title | Ensino da Biologia: A evolução como exemplo | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Galvãoetal_CapituloEvolução_VersãoPre-Impressa.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.