Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/38389
Título: | O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP |
Autor: | Almeida, Marta Costa, Estela Baptista, Mónica |
Palavras-chave: | Trabalho Colaborativo Desenvolvimento profissional Desenvolvimento organizacional |
Data: | 2014 |
Editora: | Edições Pedago |
Citação: | Almeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE. |
Resumo: | A discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/38389 |
ISBN: | 978-989-8655-35-6 |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLN_ALmeida Costa Baptista (2014) O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendiz.pdf | 607,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.