Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/38389
Título: O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
Autor: Almeida, Marta
Costa, Estela
Baptista, Mónica
Palavras-chave: Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento organizacional
Data: 2014
Editora: Edições Pedago
Citação: Almeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE.
Resumo: A discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/38389
ISBN: 978-989-8655-35-6
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLN_ALmeida Costa Baptista (2014) O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendiz.pdf607,61 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.