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http://hdl.handle.net/10451/38389
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 474 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 480 | pt_PT |
degois.publication.location | Mangualde | pt_PT |
degois.publication.title | Supervisão, Liderança e Cultura de Escola | pt_PT |
dc.contributor.author | Almeida, Marta | - |
dc.contributor.author | Costa, Estela | - |
dc.contributor.author | Baptista, Mónica | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T13:41:43Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T13:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8655-35-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/38389 | - |
dc.description.abstract | A discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Pedago | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_PT |
dc.title | O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLN_ALmeida Costa Baptista (2014) O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendiz.pdf | 607,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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