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degois.publication.firstPage474pt_PT
degois.publication.lastPage480pt_PT
degois.publication.locationMangualdept_PT
degois.publication.titleSupervisão, Liderança e Cultura de Escolapt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Marta-
dc.contributor.authorCosta, Estela-
dc.contributor.authorBaptista, Mónica-
dc.date.accessioned2019-05-23T13:41:43Z-
dc.date.available2019-05-23T13:41:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAlmeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8655-35-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/38389-
dc.description.abstractA discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Pedagopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTrabalho Colaborativopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_PT
dc.titleO trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIPpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
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