Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/34353
Título: O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramenta
Autor: Rodrigues, Ana Luísa
Tomás Vargues Patrocínio, José
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Facebook
B-learning
Ensino superior
Data: 2014
Editora: Educa
Citação: Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2014). O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. In B. Cabrito, A. Castro, L. Cerdeira, & V. J. Chaves (Orgs.), Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: Financiamento e internacionalização (pp. 297-312). Lisboa: Educa.
Relatório da Série N.º: Gestão e financiamento;
Resumo: A utilização e a integração das tecnologias digitais no ensino superior assume-se como um importante desafio educativo da sociedade contemporânea, onde vivemos imbuídos em tecnologia e interagimos fortemente através desta, mediados frequentemente por redes sociais. Apesar das universidades terem sido pioneiras na utilização das tecnologias digitais continua a ser fundamental pensar em novas formas da sua inclusão no quotidiano académico, especialmente numa perspetiva pedagógica, para a construção da pessoa e cidadão digital da sociedade tecnológica globalizada. O estudo exploratório que se apresenta foi desenvolvido, no âmbito da formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que confere habilitação profissional para a docência. O objetivo central desta investigação é avaliar um formato possível de integração das tecnologias digitais no ensino superior, pretendendo-se especificamente, através de uma metodologia de estudo de caso, testar a utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagens, que é simultaneamente uma rede social – o Facebook – como ferramenta de b-learning no apoio e comunicação online durante o ano letivo de 2013/14. Como método de recolha de dados primários foi aplicado um inquérito por questionário à turma, que incluiu a sua caraterização socioprofissional, os seus hábitos de utilização do Facebook e de e-learning, tendo adicionalmente sido efetuada uma análise interpretativa das sessões síncronas em chat e videoconferência realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade da plataforma Facebook como instrumento de b-learning no ensino superior e verificar as suas potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na promoção da cidadania digital.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/34353
ISBN: 978-989-8272-20-1
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros



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