Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/34353
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 297 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 312 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Os desafios da expansão da educação em Países de Língua Portuguesa: financiamento e internacionalização | pt_PT |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Tomás Vargues Patrocínio, José | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T09:31:15Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T09:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2014). O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. In B. Cabrito, A. Castro, L. Cerdeira, & V. J. Chaves (Orgs.), Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: Financiamento e internacionalização (pp. 297-312). Lisboa: Educa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-20-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/34353 | - |
dc.description.abstract | A utilização e a integração das tecnologias digitais no ensino superior assume-se como um importante desafio educativo da sociedade contemporânea, onde vivemos imbuídos em tecnologia e interagimos fortemente através desta, mediados frequentemente por redes sociais. Apesar das universidades terem sido pioneiras na utilização das tecnologias digitais continua a ser fundamental pensar em novas formas da sua inclusão no quotidiano académico, especialmente numa perspetiva pedagógica, para a construção da pessoa e cidadão digital da sociedade tecnológica globalizada. O estudo exploratório que se apresenta foi desenvolvido, no âmbito da formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que confere habilitação profissional para a docência. O objetivo central desta investigação é avaliar um formato possível de integração das tecnologias digitais no ensino superior, pretendendo-se especificamente, através de uma metodologia de estudo de caso, testar a utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagens, que é simultaneamente uma rede social – o Facebook – como ferramenta de b-learning no apoio e comunicação online durante o ano letivo de 2013/14. Como método de recolha de dados primários foi aplicado um inquérito por questionário à turma, que incluiu a sua caraterização socioprofissional, os seus hábitos de utilização do Facebook e de e-learning, tendo adicionalmente sido efetuada uma análise interpretativa das sessões síncronas em chat e videoconferência realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade da plataforma Facebook como instrumento de b-learning no ensino superior e verificar as suas potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na promoção da cidadania digital. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Educa | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | Gestão e financiamento; | - |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | B-learning | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramenta | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues, A.L. & Patrocício, T._O desafio das TD no ES - o Facebook como ferramenta.pdf | 477,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.