Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/31400
Título: Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes
Autor: Baptista, Mónica
Costa, Estela
Almeida, Marta
Palavras-chave: Trabalho colaborativo
Desenvolvimento profissional
Aprendizagens de professores
Formação de professores
Data: 2014
Editora: Pedago
Citação: Baptista, M., Costa, E., & Almeida, M. (2014). Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes. In M. Anjos Cohen (Org.), Supervisão, liderança e cultura de escola (pp. 389-395). Ramada: Edições Pedago/ISCE.
Resumo: Numa sociedade que está constantemente em mudança importa que os professores se vejam como aprendentes capazes de se adaptar às constantes alterações que ocorrem na sua sala de aula. Os professores aprendem quando estão envolvidos numa reflexão colaborativa, uma vez que, através da verbalização e interação formulam ideias, questionam as suas crenças e conceções, aumentam os seus conhecimentos e discutem novas estratégias, aprendendo uns com os outros. O trabalho colaborativo permite a aquisição de novos saberes e motiva para a resolução de problemas da prática com que os professores se confrontam diariamente. O clima que se cria entre os participantes permite que cada um sinta confiança nas reflexões críticas que faz sobre as suas práticas e as dos colegas. Os professores envolvidos em trabalho colaborativo com outros colegas ou investigadores educacionais potenciam os seus processos de desenvolvimento profissional. Neste sentido, esta comunicação tem como finalidade apresentar as representações dos professores sobre o contributo do trabalho colaborativo, em contexto formativo, para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia usada tem as suas raízes na investigação qualitativa, com orientação interpretativa. Neste estudo participaram seis professoras de Física e Química. Os resultados mostraram que durante a formação as professoras realizaram várias aprendizagens promotoras de mudanças nas suas práticas e, consequentemente, promotoras de desenvolvimento profissional
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/31400
ISBN: 978-989-8655-35-6
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLN_Baptista M Costa E Almeida M (2014) Contributo do trabalho colaborativo.pdf583,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.