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Título: Pensar a profissão docente na transição democrática (Portugal, Anos 70 do século XX)
Autor: Pintassilgo, Joaquim
Mogarro, M. J.
Palavras-chave: Profissão docente
Processo revolucionário
Discurso pedagógico
Memórias docentes
Data: Ago-2014
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Citação: Pintassilgo, J., & Mogarro, M. J. (2014). Pensar a profissão docente na transição democrática: Portugal, anos 70 do século XX. X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação - Percursos em desafios da História da Educação Luso-brasileira, Curitiba, Brasil.
Resumo: Pretende-se, com este trabalho, analisar a produção discursiva dos professores sobre a sua profissão no complexo período que marca a transição do Estado Novo para os novos tempos democráticos, o que ocorre em meados dos anos 70 do século XX, tendo como eixo central a Revolução de Abril de 1974 e o período revolucionário que se lhe seguiu e que veio a ser encerrado pela “normalização” de 1976. Utilizamos como fontes a produção de professores e de intelectuais ligados ao campo educativo em revistas ou outras publicações de natureza pedagógica, assim como entrevistas, cujo conteúdo analisamos. No que se refere à fundamentação teórica está subjacente, a este texto, alguma inspiração em pressupostos da História Cultural e da História do Tempo Presente, para além do recurso a um conjunto de autores que têm trabalhado, em perspetiva histórica ou de atualidade, a problemática da profissionalização docente
Descrição: Congresso realizado de 25 a 28 de agosto de 2014, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29977
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Comunicações e Conferências

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