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http://hdl.handle.net/10451/29977
Título: | Pensar a profissão docente na transição democrática (Portugal, Anos 70 do século XX) |
Autor: | Pintassilgo, Joaquim Mogarro, M. J. |
Palavras-chave: | Profissão docente Processo revolucionário Discurso pedagógico Memórias docentes |
Data: | Ago-2014 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) |
Citação: | Pintassilgo, J., & Mogarro, M. J. (2014). Pensar a profissão docente na transição democrática: Portugal, anos 70 do século XX. X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação - Percursos em desafios da História da Educação Luso-brasileira, Curitiba, Brasil. |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, analisar a produção discursiva dos professores sobre a sua profissão no complexo período que marca a transição do Estado Novo para os novos tempos democráticos, o que ocorre em meados dos anos 70 do século XX, tendo como eixo central a Revolução de Abril de 1974 e o período revolucionário que se lhe seguiu e que veio a ser encerrado pela “normalização” de 1976. Utilizamos como fontes a produção de professores e de intelectuais ligados ao campo educativo em revistas ou outras publicações de natureza pedagógica, assim como entrevistas, cujo conteúdo analisamos. No que se refere à fundamentação teórica está subjacente, a este texto, alguma inspiração em pressupostos da História Cultural e da História do Tempo Presente, para além do recurso a um conjunto de autores que têm trabalhado, em perspetiva histórica ou de atualidade, a problemática da profissionalização docente |
Descrição: | Congresso realizado de 25 a 28 de agosto de 2014, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/29977 |
Aparece nas colecções: | IE - GIHE - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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