Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/29977
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.location | Curitiba | pt_PT |
degois.publication.title | X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - “Percursos em Desafios da História da Educação Luso-Brasileira” | pt_PT |
dc.contributor.author | Pintassilgo, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Mogarro, M. J. | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T11:31:32Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T11:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-08 | - |
dc.identifier.citation | Pintassilgo, J., & Mogarro, M. J. (2014). Pensar a profissão docente na transição democrática: Portugal, anos 70 do século XX. X Congresso Luso-brasileiro de História da Educação - Percursos em desafios da História da Educação Luso-brasileira, Curitiba, Brasil. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/29977 | - |
dc.description | Congresso realizado de 25 a 28 de agosto de 2014, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná | pt_PT |
dc.description.abstract | Pretende-se, com este trabalho, analisar a produção discursiva dos professores sobre a sua profissão no complexo período que marca a transição do Estado Novo para os novos tempos democráticos, o que ocorre em meados dos anos 70 do século XX, tendo como eixo central a Revolução de Abril de 1974 e o período revolucionário que se lhe seguiu e que veio a ser encerrado pela “normalização” de 1976. Utilizamos como fontes a produção de professores e de intelectuais ligados ao campo educativo em revistas ou outras publicações de natureza pedagógica, assim como entrevistas, cujo conteúdo analisamos. No que se refere à fundamentação teórica está subjacente, a este texto, alguma inspiração em pressupostos da História Cultural e da História do Tempo Presente, para além do recurso a um conjunto de autores que têm trabalhado, em perspetiva histórica ou de atualidade, a problemática da profissionalização docente | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Profissão docente | pt_PT |
dc.subject | Processo revolucionário | pt_PT |
dc.subject | Discurso pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Memórias docentes | pt_PT |
dc.title | Pensar a profissão docente na transição democrática (Portugal, Anos 70 do século XX) | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIHE - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pensar a profissão docente.pdf | 383,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.