Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102095
Título: | Compreensão de atos de fala diretivos por aprendentes chineses de PLE : um estudo sobre a ordem |
Autor: | Liu, Yang |
Orientador: | Gouveia, Carlos Alberto Marques |
Data de Defesa: | 13-Mai-2025 |
Resumo: | Os atos de fala de ordem são amplamente utilizados no quotidiano e fazem parte de um
longo processo de aquisição por parte dos falantes, pelo que a produção e a compreensão
desses atos, que envolvem a habilidade de dar ordens, são uma parte relevante dos
curricula no ensino de Português como língua estrangeira (PLE). A ordem é sempre
realizada por alguém de estatuto socialmente validado como superior, que impõe a sua
vontade a alguém de estatuto socialmente validado como inferior.
A teoria de atos de fala proposta por Austin (1962) considerou que o falante tem a
intenção de realizar certas ações, como pedidos, sugestões e ordens. O aprofundamento
dessa teoria, conforme demonstrado por Searle (1969, 1971, 1976, 1979), contribui para os
estudos teóricos e empíricos no campo da linguística, incluindo pesquisas sobre a força
ilocutória e a pragmática dos atos de fala.
Este trabalho estuda a compreensão de atos de fala da ordem por aprendentes chineses
de PLE, identificando os fatores que nela intervêm. Usa para o efeito dois inquéritos por
questionário como metodologia, controlando cuidadosamente as perguntas apresentadas
aos participantes, incluindo os textos e contextos de resposta.
Os dados obtidos fornecem informação detalhada sobre a compreensão de atos diretivos
por estudantes de PLE, em particular por aprendentes chineses, abrindo perspetivas para
estudos futuros nesta área. Estes resultados possibilitam a fundamentação de novas
abordagens para a criação de recursos didáticos que visem aprimorar a compreensão de
alunos chineses de PLE. Speech acts of command are widely used in daily life and form part of a lengthy acquisition process for speakers, making the production and comprehension of these acts, which involve the skill of giving orders, a relevant part of the curriculum in the teaching of Portuguese as a Foreign Language (PFL). Commands are always given by a superior who imposes their will on an inferior. The speech act theory proposed by Austin (1962) suggested that the speaker intends to perform certain actions, such as requests, suggestions, and commands. The development of this theory, as demonstrated by Searle (1969, 1971, 1976, 1979), has contributed to theoretical and empirical studies in linguistics, including research on illocutionary force and the pragmatics of speech acts. This project aims to study the comprehension of command speech acts by Chinese learners of PFL in order to identify the factors involved, using two questionnaire-based surveys as the methodology. This methodology allows for careful control over the questions presented to participants, including the texts and contexts in which they are embedded. The data obtained provides detailed information on the comprehension of directive acts by PFL students, particularly Chinese learners, opening perspectives for future studies in this area. These results support the foundation of new approaches for creating educational resources aimed at enhancing comprehension among Chinese PFL students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102095 |
Designação: | Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflyliu_td.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.