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http://hdl.handle.net/10400.5/102095
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gouveia, Carlos Alberto Marques | - |
dc.contributor.author | Liu, Yang | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T10:08:01Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T10:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/102095 | - |
dc.description.abstract | Os atos de fala de ordem são amplamente utilizados no quotidiano e fazem parte de um longo processo de aquisição por parte dos falantes, pelo que a produção e a compreensão desses atos, que envolvem a habilidade de dar ordens, são uma parte relevante dos curricula no ensino de Português como língua estrangeira (PLE). A ordem é sempre realizada por alguém de estatuto socialmente validado como superior, que impõe a sua vontade a alguém de estatuto socialmente validado como inferior. A teoria de atos de fala proposta por Austin (1962) considerou que o falante tem a intenção de realizar certas ações, como pedidos, sugestões e ordens. O aprofundamento dessa teoria, conforme demonstrado por Searle (1969, 1971, 1976, 1979), contribui para os estudos teóricos e empíricos no campo da linguística, incluindo pesquisas sobre a força ilocutória e a pragmática dos atos de fala. Este trabalho estuda a compreensão de atos de fala da ordem por aprendentes chineses de PLE, identificando os fatores que nela intervêm. Usa para o efeito dois inquéritos por questionário como metodologia, controlando cuidadosamente as perguntas apresentadas aos participantes, incluindo os textos e contextos de resposta. Os dados obtidos fornecem informação detalhada sobre a compreensão de atos diretivos por estudantes de PLE, em particular por aprendentes chineses, abrindo perspetivas para estudos futuros nesta área. Estes resultados possibilitam a fundamentação de novas abordagens para a criação de recursos didáticos que visem aprimorar a compreensão de alunos chineses de PLE. | pt_PT |
dc.description.abstract | Speech acts of command are widely used in daily life and form part of a lengthy acquisition process for speakers, making the production and comprehension of these acts, which involve the skill of giving orders, a relevant part of the curriculum in the teaching of Portuguese as a Foreign Language (PFL). Commands are always given by a superior who imposes their will on an inferior. The speech act theory proposed by Austin (1962) suggested that the speaker intends to perform certain actions, such as requests, suggestions, and commands. The development of this theory, as demonstrated by Searle (1969, 1971, 1976, 1979), has contributed to theoretical and empirical studies in linguistics, including research on illocutionary force and the pragmatics of speech acts. This project aims to study the comprehension of command speech acts by Chinese learners of PFL in order to identify the factors involved, using two questionnaire-based surveys as the methodology. This methodology allows for careful control over the questions presented to participants, including the texts and contexts in which they are embedded. The data obtained provides detailed information on the comprehension of directive acts by PFL students, particularly Chinese learners, opening perspectives for future studies in this area. These results support the foundation of new approaches for creating educational resources aimed at enhancing comprehension among Chinese PFL students. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.title | Compreensão de atos de fala diretivos por aprendentes chineses de PLE : um estudo sobre a ordem | pt_PT |
dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101815832 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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