Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/63355
Título: | A construção da imagem da identidade chinesa em dois escritores macaenses : Deolinda da Conceição e Henrique de Senna Fernandes |
Autor: | Zhong, Caiyan |
Orientador: | Mata, Inocência Luciano dos Santos |
Data de Defesa: | 19-Dez-2023 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema de investigação a construção da imagem da identidade chinesa em dois escritores macaenses: Deolinda da Conceição (1913-1957) e Henrique de Senna Fernandes (1923-2010). As narrativas que o presente trabalho analisará incluem a coletânea de contos Cheong-sam: a cabaia (1956), de Deolinda da Conceição, o conto “A-Chan, a tancareira”, escrito em 1950 e reeditado na antologia Nam Van: contos de Macau (1978), de Henrique de Senna Fernandes, e um dos seus romances A trança feiticeira (1993). No que concerne ao enquadramento teórico deste estudo, abordaremos, em primeiro lugar, os conceitos básicos da imagologia literária e faremos uma breve revisão das transformações discursivas relativas à imagem da China no discurso ocidental desde o século XIII até ao início do século XX. Tentaremos, de seguida, explicar as mudanças das imagens chinesas a partir da segunda metade do século XVIII, através de uma indagação sobre o Orientalismo, considerado uma estratégia instrumental para a colonização do Ocidente a partir do final do século XVIII. Em segundo lugar, procuraremos compreender o motivo da plena aceitação da superioridade da cultura ocidental que os chineses demonstraram a partir do início do século XX, e como incorporaram ideias que aludem ao que se pode designar de orientalistas no atual contexto cultural da China. Em terceiro lugar, faremos uma retrospetiva da história das relações sino-portuguesas, desde a chegada dos portugueses ao território chinês, até à resolução da “Questão de Macau”, de forma a contextualizarmos a comunidade macaense tanto a nível histórico como geográfico. Neste contexto, procuraremos perscrutar o retrato de Macau no Orientalismo literário português, de modo a confirmarmos Macau como uma referência importante da identidade da comunidade macaense. Em quarto lugar, realizaremos diferentes análises das narrativas de Deolinda da Conceição e de Henrique de Senna Fernandes, com especial enfoque nas imagens femininas chinesas, de forma a evidenciarmos a realidade da população chinesa nas primeiras fases do percurso de modernização da China. Através da leitura destas obras, e considerando o seu contexto histórico, tentaremos por fim perceber as raízes históricas da modernidade chinesa do século XXI. The present study has, as its research topic, the image building of the Chinese identity in two Macanese writers: Deolinda da Conceição (1913-1957) and Henrique de Senna Fernandes (1923-2010). The narratives that the present research will analyze include the collection of short stories Cheong-sam: a cabaia (1956), written by Deolinda da Conceição, the short story “A-Chan, a tancareira”, written by Henrique de Senna Fernandes in 1950 and reissued in the anthology Nam Van: contos de Macau (1978), and one of his novels A trança feiticeira (1993). In terms of the theoretical framework of this research, we will, firstly, approach the basic concepts of imagology and do a brief revision of the discursive transformations related to China’s image in Western discourse from the 13th century to the beginning of the 20th century. Therefore, we will attempt to explain the changes on the Chinese images from the second half of the 18th century through an investigation of Orientalism, which was considered an instrumental strategy for the colonial activities of the West starting from the end of the 18th century. Secondly, we will aim to understand the motif behind the full acceptance related to Western culture that the Chinese from the beginning of the 20th showed, and how they incorporated ideas that allude to what can be called orientalists in the current cultural context of China. Thirdly, we will review the history of Sino-Portuguese relations from the first arrival of the Portuguese in Chinese land, until the resolution of the “Macao Question”, to contextualize the Macanese community in both its historical and geographical contexts. With this context in mind, we will quest to scrutinize the image of Macau in Portuguese literary Orientalism, to then confirm that Macau was an important reference of the Macanese community identity. Fourthly, we will carry out several analyses on the stories of the works by both Deolinda da Conceição and Henrique de Senna Fernandes, with an emphasis on Chinese female images, to highlight the reality of the Chinese people in the early stages of China’s modernization trajectory. Through the reading of these works, and by considering their historical context in the 20th century, we will finally attempt to understand the historical roots of Chinese modernity in the 21st century. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/63355 |
Designação: | Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflczhong_td.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.