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http://hdl.handle.net/10451/57745
Título: | Potencialidades das atividades CTSA na aprendizagem das rochas sedimentares e como contributo para a cidadania participativa no 11º ano de biologia e geologia |
Autor: | Colaço, Sónia Isabel Campos da Silva |
Orientador: | Chagas, Isabel, 1952- |
Palavras-chave: | Educação em ciências Literacia científica Cidadania Aprendizagens Património geológico Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 |
Data de Defesa: | 28-Nov-2022 |
Resumo: | Acompanhar as alterações que ocorrem no mundo, por via do
desenvolvimento científico e tecnológico, implica a formação de indivíduos
conhecedores e responsáveis, que pelo exercício da sua cidadania procuram soluções
para os problemas económicos, sociais e ambientais que os afetam, contribuindo para
a construção de sociedades democráticas.
O presente estudo investigativo pretendeu compreender quais as
potencialidades das atividades CTSA na aprendizagem das rochas sedimentares e
como contributo para uma cidadania participativa no 11.º ano de Biologia e
Geologia, cujos participantes foram 21 alunos de uma escola secundária de Lisboa.
Durante a sequência didática, promoveu-se uma metodologia de trabalho de
projeto, enquadrada na abordagem Inquiry Based Science Education, com orientação
CTSA, de modo a desenvolver conhecimentos e capacidades investigativas e
participativas dos alunos através da realização de várias atividades. Para além dos
conhecimentos conceptuais do domínio das rochas sedimentares, pretendeu-se
fomentar nos alunos a capacidade de tomada de decisões na resolução de problemas
sociais, ambientais e culturais, como forma de promoção de uma cidadania
participativa na defesa do património geológico de Lisboa.
O estudo investigativo realizou-se com base numa metodologia de natureza
qualitativa e interpretativa, sendo possível a obtenção de resultados através de
técnicas de recolha de dados, selecionadas de acordo com as questões de
investigação enunciadas, como a observação participante das aulas, o inquérito por
questionário aos alunos e ainda a análise de conteúdo dos documentos elaborados
pelos mesmos e do caderno de campo de investigação.
Pode-se assim concluir, que as atividades de cariz investigativo, executadas
sob a metodologia de trabalho de projeto e enquadradas numa abordagem CTSA,
possibilitaram a estes alunos aprendizagens significativas, onde para além do
conhecimento científico acerca da formação das rochas sedimentares puderam
exercer a sua cidadania, de modo participativo e consciente. If we keep up with the changes that are taking place in the world, through scientific and technological development, we realize that responsible individuals with the necessary know-how, concerning their citizenship exercise, search for solutions to the economic, social and environmental problems that affect them, are contributing to the construction of democratic societies. This investigative study had as an aim the understanding of the potential of CTSA activities both in the learning of sedimentary rocks and as a contribution to a participative citizenship in the 11th year of Biology and Geology, whose participants were 21 students from a secondary school in Lisbon. During the didactic sequence, a project work methodology was promoted and based in the Inquiry Based Science Education approach, under CTSA orientation, in order to develop knowledge and investigative and participative skills of the students through several activities. In addition to the conceptual knowledge as far as sedimentary rocks are concerned, the aim was to encourage students to take decisions in solving social, environmental and cultural problems, as a way of promoting participative citizenship in the defence of Lisbon's geological heritage. The investigative study was carried out based on a qualitative and interpretative nature methodology, and it was successful in getting results owing to some techniques about data collection, that were selected accordingly to the mentioned investigation subjects, concerning participative classes interest, the questionary inquiry made to the students, as well as the context analysis of the documents presented by them and by the field notebook. We came to the conclusion that the activities of an investigative nature, carried out under the project work methodology and framed in a CTSA approach, allowed these students to learning meaningful, where in addition to the scientific knowledge about the formation of sedimentary rocks, they were able to exercise their citizenship, in a participatory and conscious way. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/57745 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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