Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/57745
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chagas, Isabel, 1952- | - |
dc.contributor.author | Colaço, Sónia Isabel Campos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T15:15:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T15:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/57745 | - |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.description.abstract | Acompanhar as alterações que ocorrem no mundo, por via do desenvolvimento científico e tecnológico, implica a formação de indivíduos conhecedores e responsáveis, que pelo exercício da sua cidadania procuram soluções para os problemas económicos, sociais e ambientais que os afetam, contribuindo para a construção de sociedades democráticas. O presente estudo investigativo pretendeu compreender quais as potencialidades das atividades CTSA na aprendizagem das rochas sedimentares e como contributo para uma cidadania participativa no 11.º ano de Biologia e Geologia, cujos participantes foram 21 alunos de uma escola secundária de Lisboa. Durante a sequência didática, promoveu-se uma metodologia de trabalho de projeto, enquadrada na abordagem Inquiry Based Science Education, com orientação CTSA, de modo a desenvolver conhecimentos e capacidades investigativas e participativas dos alunos através da realização de várias atividades. Para além dos conhecimentos conceptuais do domínio das rochas sedimentares, pretendeu-se fomentar nos alunos a capacidade de tomada de decisões na resolução de problemas sociais, ambientais e culturais, como forma de promoção de uma cidadania participativa na defesa do património geológico de Lisboa. O estudo investigativo realizou-se com base numa metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, sendo possível a obtenção de resultados através de técnicas de recolha de dados, selecionadas de acordo com as questões de investigação enunciadas, como a observação participante das aulas, o inquérito por questionário aos alunos e ainda a análise de conteúdo dos documentos elaborados pelos mesmos e do caderno de campo de investigação. Pode-se assim concluir, que as atividades de cariz investigativo, executadas sob a metodologia de trabalho de projeto e enquadradas numa abordagem CTSA, possibilitaram a estes alunos aprendizagens significativas, onde para além do conhecimento científico acerca da formação das rochas sedimentares puderam exercer a sua cidadania, de modo participativo e consciente. | pt_PT |
dc.description.abstract | If we keep up with the changes that are taking place in the world, through scientific and technological development, we realize that responsible individuals with the necessary know-how, concerning their citizenship exercise, search for solutions to the economic, social and environmental problems that affect them, are contributing to the construction of democratic societies. This investigative study had as an aim the understanding of the potential of CTSA activities both in the learning of sedimentary rocks and as a contribution to a participative citizenship in the 11th year of Biology and Geology, whose participants were 21 students from a secondary school in Lisbon. During the didactic sequence, a project work methodology was promoted and based in the Inquiry Based Science Education approach, under CTSA orientation, in order to develop knowledge and investigative and participative skills of the students through several activities. In addition to the conceptual knowledge as far as sedimentary rocks are concerned, the aim was to encourage students to take decisions in solving social, environmental and cultural problems, as a way of promoting participative citizenship in the defence of Lisbon's geological heritage. The investigative study was carried out based on a qualitative and interpretative nature methodology, and it was successful in getting results owing to some techniques about data collection, that were selected accordingly to the mentioned investigation subjects, concerning participative classes interest, the questionary inquiry made to the students, as well as the context analysis of the documents presented by them and by the field notebook. We came to the conclusion that the activities of an investigative nature, carried out under the project work methodology and framed in a CTSA approach, allowed these students to learning meaningful, where in addition to the scientific knowledge about the formation of sedimentary rocks, they were able to exercise their citizenship, in a participatory and conscious way. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | Literacia científica | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens | pt_PT |
dc.subject | Património geológico | pt_PT |
dc.subject | Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 | pt_PT |
dc.title | Potencialidades das atividades CTSA na aprendizagem das rochas sedimentares e como contributo para a cidadania participativa no 11º ano de biologia e geologia | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie058235_tm.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.