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http://hdl.handle.net/10451/56616
Title: | As tecnologias emergentes e os planos de ação para o desenvolvimento digital das escolas |
Author: | Lima, Mário Duarte Barbosa |
Advisor: | Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972- |
Keywords: | Tecnologias digitais Inteligência artificial Tecnologia educativa Pensamento computacional Desenvolvimento das competências Dissertações de mestrado - 2022 |
Defense Date: | 2022 |
Abstract: | Desde 2021 e até final de 2023, o Ministério da Educação, através da DireçãoGeral da Educação, desenvolve e implementa um programa nacional para todas as
escolas públicas de Portugal Continental no âmbito das tecnologias digitais. Designado
de Plano de Ação para a Transição Digital, tem como objetivos e dimensões de ação o
desenvolvimento de competências digitais dos professores e o desenvolvimento digital
das escolas. Esta segunda dimensão centra-se no diagnóstico ao nível da integração do
digital nos processos pedagógicos e organizacionais e tem como principal objetivo a
conceção e implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das
Escolas. Esta dissertação é o culminar de um estudo que pretendeu perceber se as
tecnologias emergentes foram incluídas nos Planos de Ação para o Desenvolvimento
Digital das Escolas, de quatro escolas de um concelho do distrito do Porto. Este estudo
seguiu uma metodologia descritiva com base em dados quantitativos e partiu da análise
pormenorizada destes planos e de um questionário aplicado aos docentes das escolas
participantes sobre as tecnologias emergentes, baseado nos domínios do SELFIE.
Identificaram-se as áreas e os domínios em que o desenvolvimento digital das escolas e
dos professores estão mais avançados e onde revelam maiores fragilidades. Os
questionários permitiram compreender o conhecimento que os professores possuem
sobre as tecnologias emergentes na educação, sobre a sua aplicação nas práticas
pedagógicas e nos vários domínios nas suas escolas. Os resultados sugerem que o
processo de transição digital está ainda numa fase inicial e que as tecnologias
emergentes têm um longo caminho a percorrer até fazerem parte dos planos de
desenvolvimento digital das escolas e de serem integradas em contexto pedagógico e
organizacional. From 2021 until the end of 2023, the Ministry of Education, through the DirectorateGeneral for Education, has been developing and implementing a national program for all public schools in mainland Portugal within the scope of digital technologies. This program, designated Action Plan for the Digital Transition, has as objectives and dimensions of action the development of teachers' digital skills and the digital development of schools. This second dimension focuses on the diagnosis of digital integration in pedagogical and organizational processes and its main objective is the design and implementation of an Action Plan for the Digital Development of Schools. This dissertation is the culmination of a study that aimed to understand whether emerging technologies were included in the Action Plans for the Digital Development of Schools, focusing on four schools of a municipality in the district of Porto. This study followed a descriptive methodology based on quantitative data and started with a detailed analysis of these plans and with a questionnaire on emerging technologies applied to teachers from participating schools, based on the SELFIE domains. The areas and domains in which the digital development of schools and teachers are more advanced and where they reveal the greatest weaknesses were identified. The questionnaires helped understand the knowledge that teachers have about emerging technologies in education, about their application in pedagogical practices and in the various domains in their schools. The results suggest that the digital transition process is still at an early stage and that emerging technologies still have a long way to go, before they become part of schools' digital development plans and before being integrated into a pedagogical and organizational context. |
Description: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/56616 |
Designation: | Mestrado em Educação |
Appears in Collections: | IE - Dissertações de Mestrado |
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