| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 169 KB | JPEG | |||
| 242.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
This study focuses on the illuminated Book of Hours incunabula by the Parisian workshop of the Hardouyns (1500-1500). To carry out a general characterization of the production techniques used by this workshop, the project was divided into three main areas of interest: the historical and social context of the workshop, the definition of the themes represented and the analysis of influences in the composition of the images and the analysis of materials, the techniques and production methodologies. To achieve this global vision, a multidisciplinary approach combining social sciences and technology was adopted. After defining some essential concepts, a historical and social context was carried out, with the framework in which Books of Hours began to be produced in Paris to better understand the history and importance of the Hardouyn brothers’ workshop and its changes over time. To know the themes present in the illustrations, the second chapter identifies fifteen series of engravings designed by celebrated artists, applied across their editions. Most of these sets were known, but some were not, and are here present for the first time. Besides, this work yields new findings on the use and transmission of tools for decoration from other workshops. In the third part, this study employed in-situ, non-invasive, micro-invasive and microdestructive methods to investigate two images, Adoration of the Magi and Printer’s device (UVVis- NIR FORS, h-EDXRF, HSI, DM, IR-photography, IRR, μ-FTIR, SEM-EDS, Py-GCMS, XRMC, DM-IP and IP). The work highlighted that the materials adopted to formulate inks for printing are consistent with the materials referred to wood- and metal-cutting in documentary references. The coloured palette consisted of common pigments in either the French school of manuscript illuminating or the German school of print colouring, revealing a few unusual substances. In the end, the dissertation unveiled the “industrial” character of the Hardouyn editions.
__________________
Os Livros de Horas são conhecidos pelo seu charme e pelo mistério que os envolve. Nascidos como guias para a prática espiritual da Liturgia das Horas, estes objetos têm se tornado em itens de luxo por excelência já no século XIV, superando outros livros devocionais em importância e em número. Com a introdução da técnica de impressão por Gutenberg (ca. 1455), verificou-se a chamada “revolução do livro”, que marcou a transição do livro manuscrito para o tipográfico, à qual o Livro de Horas não foi alheio. Na verdade, este livro tornou-se num dos “protagonistas” deste processo, expressando da forma mais eficaz a fusão dos típicos livros manuscritos com os impressos, o que permitiu o nascimento de uma nova sensibilidade artística por detrás da indiscutível "democratização" do saber que então se vivenciou. Neste contexto, este projeto selecionou como objeto de estudo a técnica artística da decoração de livros de uma tipografia renascentista gerida por Gillet e Germain Hardouyn, bem conhecida entre os especialistas da área. Estes dois irmãos geriram uma empresa de média escala dedicada exclusivamente à produção impressa de Livros de Horas, sediada em Paris, entre as décadas de 1500 e 1550. Como objetivo de se realizar uma caraterização geral das técnicas de produção utilizadas por esta oficina, o projeto que aqui se apresenta foi dividido em três grandes áreas de interesse: a contextualização histórica e social da oficina, a definição da iconografia representada e a análise de influências artísticas na composição das imagens e a análise de materiais, técnicas e metodologias de produção. Para se alcançar esta visão global, foi adotada uma abordagem multidisciplinar que combina os métodos analíticos das ciências sociais com os métodos técnico-científicos da arqueometria. Como casos de estudo, foram escolhidos três incunábulos que atualmente fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP, Res. 326.v, Res. 328.v e Res. 5781.p).
__________________
Os Livros de Horas são conhecidos pelo seu charme e pelo mistério que os envolve. Nascidos como guias para a prática espiritual da Liturgia das Horas, estes objetos têm se tornado em itens de luxo por excelência já no século XIV, superando outros livros devocionais em importância e em número. Com a introdução da técnica de impressão por Gutenberg (ca. 1455), verificou-se a chamada “revolução do livro”, que marcou a transição do livro manuscrito para o tipográfico, à qual o Livro de Horas não foi alheio. Na verdade, este livro tornou-se num dos “protagonistas” deste processo, expressando da forma mais eficaz a fusão dos típicos livros manuscritos com os impressos, o que permitiu o nascimento de uma nova sensibilidade artística por detrás da indiscutível "democratização" do saber que então se vivenciou. Neste contexto, este projeto selecionou como objeto de estudo a técnica artística da decoração de livros de uma tipografia renascentista gerida por Gillet e Germain Hardouyn, bem conhecida entre os especialistas da área. Estes dois irmãos geriram uma empresa de média escala dedicada exclusivamente à produção impressa de Livros de Horas, sediada em Paris, entre as décadas de 1500 e 1550. Como objetivo de se realizar uma caraterização geral das técnicas de produção utilizadas por esta oficina, o projeto que aqui se apresenta foi dividido em três grandes áreas de interesse: a contextualização histórica e social da oficina, a definição da iconografia representada e a análise de influências artísticas na composição das imagens e a análise de materiais, técnicas e metodologias de produção. Para se alcançar esta visão global, foi adotada uma abordagem multidisciplinar que combina os métodos analíticos das ciências sociais com os métodos técnico-científicos da arqueometria. Como casos de estudo, foram escolhidos três incunábulos que atualmente fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP, Res. 326.v, Res. 328.v e Res. 5781.p).
Description
Keywords
Livros de Horas Iconografia Iluminuras Tipografia renascentista Portugal. Biblioteca Nacional - Acervo Ciências da arte Património cultural
