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http://hdl.handle.net/10451/53985
Título: | O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática |
Autor: | Ferreira, Pedro Miguel Morgado |
Orientador: | Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973- |
Palavras-chave: | Fascismo História contemporânea Didática Ensino secundário (12º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 |
Data de Defesa: | 2021 |
Resumo: | O presente relatório em prática do ensino supervisionado é uma proposta
didática enquadrada num subtema da Unidade 2 do Programa do 12ºano de História A
(subponto 2.2.1 – Os Fascismos, Teoria e Práticas), subordinado ao ponto 2.2 do
programa (As Opções Totalitárias) e à Unidade 2 (O agudizar das tensões políticas e
sociais a partir dos anos 30). Esta proposta didática foi concretizada junto de uma
turma do 12ºano de escolaridade na Escola Secundária Rainha Dona Amélia.
Pretendemos com este tema explorar quais foram os princípios teóricos orientadores
da ideologia fascista e as suas consequências práticas, olhando assim com destaque
para os exemplos paradigmáticos da Alemanha Nazi e da Itália Fascista.
Esta proposta didática seguiu a aplicação de um modelo expositivo/magistral,
embora fortemente influenciado pelo pensamento pedagógico sociocognitivista de
pedagogos como Jerome Bruner e pela postura humanista evidenciada pelo psicólogo
Carl Rogers, sem esquecer o uso de várias ferramentas didáticas dispor do professor,
como o audiovisual. The present report in supervised teaching practice is a possible didactic proposal framed within a subtheme of unit 2 of the 12th grade History A syllabus (subpoint 2.2.1 - Fascisms, Theory and Practices), subordinated to point 2.2 of the syllabus (Totalitarian Options) and to Unit 2 (The worsening of political and social tensions since the 1930s). Consequently, this didactic proposal was carried out with a 12th grade class at Rainha Dona Amélia High School. We intended to explore which were the theoretical principles guiding the fascist ideology and its practical consequences, looking with emphasis to the paradigmatic examples of Nazi Germany and Fascist Italy. This didactic proposal followed the application of an expositive/magisterial model, although it was strongly influenced by the sociocognitivist theories of education such as the constructivism defended by thinkers like Jerome Bruner and the humanist thought as evidenced by the psychologist Carl Rogers, not to mention the use of several didactic tools available to the teacher, such as the audiovisual media. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/53985 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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