Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/50316
Title: | Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI) |
Author: | Silva, Carlos Manique Da |
Keywords: | Pinhal Interior Sul Escola rural Carta educativa Centro escolar |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
Citation: | Silva, Carlos Manique da (2022). Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, 17, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004 |
Abstract: | O artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/50316 |
DOI: | https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004 |
ISSN: | 1809-4031 |
Publisher Version: | https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa |
Appears in Collections: | IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Concentração_Escolar.pdf | 482,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.