Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/50316
Title: Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)
Author: Silva, Carlos Manique Da
Keywords: Pinhal Interior Sul
Escola rural
Carta educativa
Centro escolar
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Citation: Silva, Carlos Manique da (2022). Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, 17, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004
Abstract: O artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/50316
DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004
ISSN: 1809-4031
Publisher Version: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
Appears in Collections:IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Concentração_Escolar.pdf482,71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.