Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/50316
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 21 | pt_PT |
degois.publication.location | Ponta Grossa, Brasil | pt_PT |
degois.publication.title | Práxis Educativa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manique Da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T15:50:04Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T15:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Carlos Manique da (2022). Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, 17, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1809-4031 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/50316 | - |
dc.description.abstract | O artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_PT |
dc.relation | Trabalho financiado por fundos nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 e do Lisboa2020 no âmbito do Projeto MRIR – “Memórias Resgatadas, Identidades Reconstruídas” (Ref.: PTDC/CED-EDG/29091/2017). | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pinhal Interior Sul | pt_PT |
dc.subject | Escola rural | pt_PT |
dc.subject | Carta educativa | pt_PT |
dc.subject | Centro escolar | pt_PT |
dc.title | Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI) | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | 17 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Concentração_Escolar.pdf | 482,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.