Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/50316
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage21pt_PT
degois.publication.locationPonta Grossa, Brasilpt_PT
degois.publication.titlePráxis Educativapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manique Da-
dc.date.accessioned2021-12-09T15:50:04Z-
dc.date.available2021-12-09T15:50:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSilva, Carlos Manique da (2022). Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI). Práxis Educativa, 17, 1-21. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004pt_PT
dc.identifier.issn1809-4031-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/50316-
dc.description.abstractO artigo procura analisar o impacto que o encerramento de escolas unitárias e as medidas de concentração associadas (construção de centros escolares) tiveram numa zona geográfica de Portugal Continental – o Pinhal Interior Sul (PIS), território de baixa densidade e rural –, no início do século XXI. O objetivo, mobilizando um conjunto de fontes estatísticas (demográficas e educacionais) e, também, recorrendo às cartas educativas dos municípios, foi o de perceber se esse processo obedeceu a razões sociais, económicas e pedagógicas fundadas na ideia de desenvolvimento rural numa perspetiva integrada. No fundo, que visão de desenvolvimento foi difundida? Aquilo que se conclui é que não só não se inverteu o recuo do mundo rural (intensificou-se, aliás) como a tipologia centro escolar parece não ter aumentado a capacidade pedagógica das escolas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_PT
dc.relationTrabalho financiado por fundos nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 e do Lisboa2020 no âmbito do Projeto MRIR – “Memórias Resgatadas, Identidades Reconstruídas” (Ref.: PTDC/CED-EDG/29091/2017).pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPinhal Interior Sulpt_PT
dc.subjectEscola ruralpt_PT
dc.subjectCarta educativapt_PT
dc.subjectCentro escolarpt_PT
dc.titleEscola em meio rural e medidas de concentração escolar: o caso da zona geográfica do Pinhal Interior Sul, Portugal (início do século XXI)pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume17pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18513.004pt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Concentração_Escolar.pdf482,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.