Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/49325
Title: | Cola & anima : a animação digital como ferramenta de ativismo sociopolítico |
Author: | Terce, Mirela Lanzoni |
Advisor: | Reis, Pedro, 1965- |
Keywords: | Comunidades de prática Tecnologias da informação e da comunicação Recursos digitais Animação Ativismo Teses de mestrado - 2021 |
Defense Date: | 2021 |
Abstract: | Explorando modelos de educação concernentes à atualidade, investigamos como é possível
desenvolver, simultaneamente, competências técnico-científicas de animação digital 2D, valores e
atitudes e ativismo sociopolítico em uma comunidade de prática (CoP). Instaurada no projeto Cola &
Anima, em regime Blended Learning, a CoP utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação e seus
Recursos Educativos Digitais para integração e partilha de conteúdos entre seus membros.
Constituído por profissionais recém-formados no curso de Habilitação Técnica em Criação e Produção
de Animações, o Cola & Anima intenciona promover sua aprendizagem continuada e significativa. Com
a Aprendizagem Baseada em Projetos e a valorização de suas vivências, abordamos a formação de
cidadãos conscientes, capazes de analisar criticamente o entorno e os problemas sociais,
aperfeiçoando-se individual e coletivamente.
Numa abordagem qualitativa que utiliza como procedimento a pesquisa-ação, investigamos o impacto
da CoP nos participantes antes e depois das ações de intervenção planejadas. Mobilizando projetos de
animação oportunizamos, na prática profissional, o reconhecimento da animação como ferramenta de
ativismo sociopolítico. Durante o processo, nos atentamos às potencialidades e dificuldades
reconhecidas pelos membros do Cola & Anima na concretização das propostas, observando a
efetividade da constituição da CoP e dos recursos adotados.
Apesar dos limites de tempo e amostragem, a CoP mostrou-se favorável aos objetivos da investigação.
Constatamos, nos participantes, progressões nas competências técnicas e demonstração dos valores
e atitudes relativos à criação e produção de animações. Os membros do projeto passaram a admitir,
mais claramente, sua responsabilidade social, compreendendo a possibilidade de agir para melhoria
do entorno através do seu trabalho. Para continuidade do Cola & Anima, prevemos um
aperfeiçoamento das práticas cotidianas da CoP e dos meios de disseminação das animações, com
maior incentivo à autonomia e à autenticação da capacidade de influência da audiência com seus
projetos audiovisuais. Exploring current education models, we investigate how it is possible to develop, simultaneously, technical-scientific competences of 2D digital animation, values and attitudes as well as socio-political activism in a community of practice (CoP). Established in the Cola & Anima project, in a Blended Learning regime, CoP uses Information and Communication Technologies and its Digital Educational Resources to integrate and share content among its members. Cola & Anima, which is made up of recently graduated professionals in the Technical Qualification Course in Animation Creation and Production, intends to foster its continuous and meaningful learning. Through Project Based Learning and the enhancement of their experiences, we approach the formation of conscious citizens, capable of critically analyze the surroundings and the social problems, improving themselves individually and collectively. In a qualitative approach with action research as a procedure, we investigate the impact of CoP on participants before and after intervention actions. By mobilizing animation projects, we enable, in professional practice, to recognize animation as a tool for socio-political activism. During the process, we’ve attempted to the potential and difficulties faced by the members of Cola & Anima in the implementation of the proposals, observing the effectiveness of the constitution of the CoP and the resources adopted. Despite the time and sampling limits, CoP was favorable to the objectives of the investigation. We noticed, in the participants, progressions in technical skills and demonstration of values and attitudes related to the creation and production of animations. The project members started to accept, more clearly, their social responsibility, understanding the possibility of acting to improve the environment through their jobs. For the continuity of Cola & Anima, we foresee an improvement of the CoP's daily practices and of the means of disseminating animations, with greater incentive to the autonomy and authentication of the audience's influence capacity. |
Description: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/49325 |
Designation: | Mestrado em Educação |
Appears in Collections: | IE - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056433_tm.pdf | 40,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.