Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/49325
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Pedro, 1965- | - |
dc.contributor.author | Terce, Mirela Lanzoni | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T11:43:49Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T11:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/49325 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 | pt_PT |
dc.description.abstract | Explorando modelos de educação concernentes à atualidade, investigamos como é possível desenvolver, simultaneamente, competências técnico-científicas de animação digital 2D, valores e atitudes e ativismo sociopolítico em uma comunidade de prática (CoP). Instaurada no projeto Cola & Anima, em regime Blended Learning, a CoP utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação e seus Recursos Educativos Digitais para integração e partilha de conteúdos entre seus membros. Constituído por profissionais recém-formados no curso de Habilitação Técnica em Criação e Produção de Animações, o Cola & Anima intenciona promover sua aprendizagem continuada e significativa. Com a Aprendizagem Baseada em Projetos e a valorização de suas vivências, abordamos a formação de cidadãos conscientes, capazes de analisar criticamente o entorno e os problemas sociais, aperfeiçoando-se individual e coletivamente. Numa abordagem qualitativa que utiliza como procedimento a pesquisa-ação, investigamos o impacto da CoP nos participantes antes e depois das ações de intervenção planejadas. Mobilizando projetos de animação oportunizamos, na prática profissional, o reconhecimento da animação como ferramenta de ativismo sociopolítico. Durante o processo, nos atentamos às potencialidades e dificuldades reconhecidas pelos membros do Cola & Anima na concretização das propostas, observando a efetividade da constituição da CoP e dos recursos adotados. Apesar dos limites de tempo e amostragem, a CoP mostrou-se favorável aos objetivos da investigação. Constatamos, nos participantes, progressões nas competências técnicas e demonstração dos valores e atitudes relativos à criação e produção de animações. Os membros do projeto passaram a admitir, mais claramente, sua responsabilidade social, compreendendo a possibilidade de agir para melhoria do entorno através do seu trabalho. Para continuidade do Cola & Anima, prevemos um aperfeiçoamento das práticas cotidianas da CoP e dos meios de disseminação das animações, com maior incentivo à autonomia e à autenticação da capacidade de influência da audiência com seus projetos audiovisuais. | pt_PT |
dc.description.abstract | Exploring current education models, we investigate how it is possible to develop, simultaneously, technical-scientific competences of 2D digital animation, values and attitudes as well as socio-political activism in a community of practice (CoP). Established in the Cola & Anima project, in a Blended Learning regime, CoP uses Information and Communication Technologies and its Digital Educational Resources to integrate and share content among its members. Cola & Anima, which is made up of recently graduated professionals in the Technical Qualification Course in Animation Creation and Production, intends to foster its continuous and meaningful learning. Through Project Based Learning and the enhancement of their experiences, we approach the formation of conscious citizens, capable of critically analyze the surroundings and the social problems, improving themselves individually and collectively. In a qualitative approach with action research as a procedure, we investigate the impact of CoP on participants before and after intervention actions. By mobilizing animation projects, we enable, in professional practice, to recognize animation as a tool for socio-political activism. During the process, we’ve attempted to the potential and difficulties faced by the members of Cola & Anima in the implementation of the proposals, observing the effectiveness of the constitution of the CoP and the resources adopted. Despite the time and sampling limits, CoP was favorable to the objectives of the investigation. We noticed, in the participants, progressions in technical skills and demonstration of values and attitudes related to the creation and production of animations. The project members started to accept, more clearly, their social responsibility, understanding the possibility of acting to improve the environment through their jobs. For the continuity of Cola & Anima, we foresee an improvement of the CoP's daily practices and of the means of disseminating animations, with greater incentive to the autonomy and authentication of the audience's influence capacity. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Comunidades de prática | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação | pt_PT |
dc.subject | Recursos digitais | pt_PT |
dc.subject | Animação | pt_PT |
dc.subject | Ativismo | pt_PT |
dc.subject | Teses de mestrado - 2021 | pt_PT |
dc.title | Cola & anima : a animação digital como ferramenta de ativismo sociopolítico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202970531 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie056433_tm.pdf | 40,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.