Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10451/47077
Title: | A pedagogia Marista face aos desafios do sistema de ensino atual : aplicação prática em sala de aula |
Author: | Lara, Mafalda Sofia Calado de Sousa |
Advisor: | Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- |
Keywords: | Práticas pedagógicas Aprendizagens História - Estudo e ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 |
Defense Date: | 2020 |
Abstract: | O presente relatório de prática de ensino supervisionado intitulado A Pedagogia Marista
face aos desafios do sistema de ensino atual – aplicação prática em sala de aula é o tema
final do Mestrado em Ensino da História do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, da
Universidade de Lisboa.
O objetivo deste relatório versa uma abordagem teórica das práticas pedagógicas da
Instituição de Ensino do Colégio Marista de Carcavelos, enquadrando a sua análise, no
contexto de ensino atual, tendo em conta, o paralelismo pedagógico, e as metodologias
adquiridas ao longo do tempo, bem como daquelas, que fazem parte da base da instituição,
a pedagogia da presença e pedagogia social.
No sentido de estabelecer uma relação entre diversas práticas pedagógicas, vamos fazer
uma análise de David Ausubel, e Carl Rogers e a teoria das aprendizagens significativas,
a teoria de Jerome Bruner e a aprendizagem por descoberta, as novas diretrizes das
pedagogias essenciais, a pedagogia social e a pedagogia da presença Marista, e identificar
a sua aplicação nas aulas. Vamos também refletir sobre as teorias sócio construtivistas, e
as teorias de exposição dialogada, ou cooperativa, e perceber a sua importância, no
contexto de aula, e de que forma contribuem para o sucesso da aprendizagem.
Este relatório pretende também dar a conhecer, através da descrição das aulas observadas,
e lecionadas no âmbito da iniciação à prática profissionalizante, as práticas letivas
utilizadas e os desafios que se colocam, na aplicação dessas abordagens em sala de aula,
a par do extenso currículo da disciplina, das atividades extracurriculares dos alunos, e
todas as variáveis no decurso do ano, que limitam a operacionalização de um sistema de
ensino flexível e aberto a novas metodologias.
Em suma, a análise e reflexão das práticas letivas, do ponto de vista teórico, e a
abordagem mais exaustiva, das aulas, numa perspetiva, de transmitir uma imagem daquilo
que acontece no quotidiano escolar, poderá abrir um caminho, de análise e estudo, do
ensino particular e cooperativo em Portugal, deixando um espaço aberto, para um
conhecimento mais abrangente do ensino, em toda a sua dimensão, pública e privada, e
permitindo um maior intercâmbio de práticas e metodologias entre os dois tipos de ensino,
que poderá contribuir, para a melhoria de ambos.
Espero que este estudo possa servir de ponte entre o passado, e a história do Colégio
Marista de Carcavelos e aquilo que hoje esse mesmo espaço, representa, para a
comunidade educativa, e de que forma, se fez a transição de uma educação religiosa e
mais circunscrita a um núcleo reduzido de alunos, para uma escola multicultural, aberta
e dinâmica, que integra um universo de 1700 alunos. This supervised teaching practice report entitled Marist Pedagogy in the face of the challenges of the current education system – practical application in the classroom, is the final theme of the Master's degree in History Teaching of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education at the University of Lisbon. The object of this report is a theoretical approach to the pedagogical practices of the Educational Institution of Colégio Marista de Carcavelos, framing its analysis, in the context of current teaching, considering, pedagogical parallelism, and the methodologies acquired over time, as well as those, which are part of the institution's basis, the pedagogy of presence and social pedagogy. In order to establish a relationship between various pedagogical practices, we will make an analysis of David Ausubel, and Carl Rogers and the theory of meaningful learning, Jerome Bruner's theory and discovery learning, the new guidelines of essential pedagogies, social pedagogy and pedagogy of Marist presence, and identify its application in classes. We will also reflect on the socio-constructivist theories, and theories of dialogued exposed, or cooperative, in classroom, and realize their importance in the context of class, and how they contribute to the success of learning. This report also intends to make known, through the description of the classes observed, and taught in the context of initiation to professionalizing practice, the teaching practices used and the challenges that arise, in the application of these approaches in the classroom, along with the extensive curriculum of the discipline, the extracurricular activities of the students, and all the variables during the year, which limit the operationalization of a flexible teaching system open to new methodologies. In short, the analysis and reflection of teaching practices, from a theoretical point of view, and the more exhaustive approach of the classes, from a perspective, of transmitting an image of what happens in everyday school life, can open a path, of analysis and study, of private and cooperative teaching in Portugal, leaving an open space, for a more comprehensive knowledge of teaching, in all its dimension , public and private, and allowing a greater exchange of practices and methodologies between the two types of education, which can contribute to the improvement of both. I hope this study can serve as a bridge between the past, and the history ofColégio Marista de Carcavelos and what this same space represents for the educational community today, and how the transition from a religious education more circumscribed to a reduced nucleus of pupils has been made, to a multicultural, open and dynamic school that integrates a universe of 1700 students. |
Description: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/47077 |
Designation: | Mestrado em Ensino |
Appears in Collections: | REIT - Mestrados em Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ulfpie055839_tm.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.