| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 7.18 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho, situado no paradigma do estudo de caso, visa
estudar um fenómeno que nos marca a todos negativamente, que é o absentismo
escolar, sobretudo na escolaridade obrigatória.
Após ter sido feito o levantamento do número de faltas, sobretudo as
injustificadas, dadas pelos alunos de um segmento específico da escolaridade
obrigatória, o terceiro ciclo do ensino básico, numa escola rural do Baixo
Alentejo (concelho de Moura), este revelou-se "assustador".
Perante este facto, decidimos levar a cabo um estudo contextualizado
com o intuito de podermos clarificar o que condiciona, desencadeia e determina
os comportamentos absentistas dos alunos do citado segmento de ensino,
naquela escola.
Para concretização deste desiderato, elaborámos, com base na vasta
bibliografia consultada para o efeito e com o aval dos especialistas em Ciências
da Educação, um instrumento de recolha de informação - o questionário, que
foi aplicado ao universo dos alunos e dos professores responsáveis pela
coordenação do processo de ensino-aprendizagem - directores de turma.
Os resultados recolhidos foram, posteriormente, sujeitos a tratamentos
diferentes.
Justificado pela natureza do estudo de caso, procedemos inicialmente a
uma análise descritiva, relativamente à caracterização da população do estudo, a
partir da determinação das frequências absolutas e relativas de cada item de
resposta fechada; seguidamente, procedemos à estatística descritiva das faltas; à
correlação entre as variáveis do estudo; aplicando-se em seguida a técnica de
análise de componentes principais com rotação varimax e, finalmente, para
tratamento dos dados qualitativos recolhidos, aplicámos a técnica de análise de
conteúdo.
Estes procedimentos permitiram-nos efectuar uma análise quer global,
quer particular, quer ainda comparada, dos resultados das representações dos
alunos e dos professores/directores de turma, particularmente sobre as razões
que levam ao absentismo no terceiro ciclo do ensino básico.
Foi-nos, depois, possível extrair algumas conclusões gerais e
recomendações que considerámos relevantes e pertinentes, à luz da
interpretação que fizemos dos resultados.
Description
Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino), Universidade de Lisboa, 1998
Keywords
Teses de mestrado - 1998 Psicologia da educação Absentismo escolar Assiduidade escolar Escolaridade obrigatória
