Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão e liderança pedagógica - O diretor escolar do Centro de Educação Integral Padre Francisco Meszner Curitiba-Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie053258_tm_tese.pdf2.11 MBAdobe PDF Download
ulfpie053258_tm_anexos.pdf879.89 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o cotidiano da diretora escolar de uma escola de Ensino Fundamental I da rede pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, Brasil. A questão central consistiu em perceber os principais desafios enfrentados em seu cotidiano, bem como as estratégias utilizadas para superar tais desafios. O enquadramento teórico inscreve-se nas pesquisa sobre o trabalho do gestor escolar e da liderança pedagógica. Metodologicamente, é uma investigação de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, tendo-se recorrido à análise documental, observação direta e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa a diretora, vice-diretora, pedagogas e articuladora. Foram realizadas entrevistas com a diretora, vice-diretora e uma pedagoga, além de observação não participante durante duas semanas, onde foi possível acompanhar de perto o trabalho da diretora. Os resultados evidenciaram as exigências e multiplicidade do cargo de diretor, sendo uma profissional com bastante experiência, que privilegia uma gestão democrática, que ocupa a maior parte do seu tempo com tarefas de relações humanas e de liderança, revelando grande capacidade de mediação e liderança. As tarefas de gestão externa / prestação de contas provoam-lhe uma grande pressão, sendo sua principal preocupação as questões referentes à componente de liderança pedagógica.
This research had the goal of analyzing the daily life of the school head of a primary school of the public network of the city of Curitiba, in the state of Paraná, Brazil. The central issue was to realize the main challenges faced in her daily life, as well as the strategies used to overcome challenges. The theoretical framework is focused on the work of the school head and her pedagogical leadership. Methodologically, it is a research of descriptive nature, with a qualitative approach. Documentary analysis, direct observation and semi-structured interview were the main instruments to collect data. Interviews were conducted with the school head, deputy head and a pedagogue, as well as a non-participant observation during two weeks, where it was possible to closely follow the work of the school head. The results evidenced the requirements and multiplicity of the position of director, who has much experience, and privileges a democratic management. . She occupies the majority of her time with tasks of human relations and leadership, revealing great capacity for mediation and leadership. The tasks of external management / accountability are perceived with great pressure, and her main concern is the questions regarding pedagogical leadership.

Description

Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

Keywords

Administração escolar Liderança Teses de mestrado - 2017

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License