Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este capítulo pretende apresentar uma sequência possível de atividades, organizadas segundo o modelo dos 5E de Rodger Bybee, no âmbito da estratégia de ensino Inquiry-Based Science Education (IBSE) que, incidindo na IIR no âmbito da GC, permitam perspetivar a manipulação intencional do clima como um domínio de investigação científica controverso que exige, por isso, responsabilidade. Em virtude da necessidade de sensibilizar os cidadãos para: as questões que o tema envolve; a compreensão dos papéis dos diferentes agentes e grupos envolvidos na problemática; o entendimento das interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente (CTSA), a sequência de atividades propõe o desenvolvimento, a construção e a apresen- tação de uma exposição pelos alunos − processo entendido e explicitamente abordado enquanto estratégia de ativismo coletivo fundamentado em investigação. A secção seguinte apresenta a controvérsia sociocientífica, indicando-se os níveis de ensino a que se aplica e das áreas do conhecimento que mobiliza, as questões de investiga- ção que suscita aos alunos, os objetivos de aprendizagem que visa atingir e os meios para que a sua aplicação se concretize. Por último, apresentam-se as considerações finais.

Description

Keywords

Controvérsia sociocientífica Investigação e inovação responsáveis Ativismo Educação em ciências IRRESISTIBLE Inquiry-based science education Ensino por investigação CTS

Pedagogical Context

Citation

Marques, R., & Reis, P. (2018). Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 345-362). Salvador: EDUFBA.

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

EDUFBA

CC License