Loading...
Research Project
Including Responsible Research and innovation in cutting Edge Science and Inquiry-based Science education to improve Teacher's Ability of Bridging Learning Environments
Funder
Authors
Publications
Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências
Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
O ensino em geral e, mais especificamente, a formação de professores, deve dar oportunidade aos alunos para desenvolverem competências para intervir de forma responsável e crítica na resolução de problemas da sociedade, nomeadamente através de práticas de ensino orientadas para uma cidadania responsável. O presente estudo teve como objetivos compreender o impacto de iniciativas de ativismo nos futuros professores e identificar dificuldades e potencialidades associadas a este tipo de atividades. Esta investigação sobre a própria prática profissional, centra-se na análise de narrativas elaboradas por futuros professores que frequentaram uma disciplina de Ambiente do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação em Portugal, após terem realizado iniciativas de ativismo com diferentes destinatários. Os resultados indicam existir algumas dificuldades. Mas, essencialmente, reportam para uma experiência educativa que proporcionou aprendizagens significativas, pautadas por um envolvimento constante e uma motivação crescente nos projetos de ativismo desenvolvidos.
Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima
Publication . Marques, Ana Rita; Reis, Pedro
Este capítulo pretende apresentar uma sequência possível de atividades, organizadas segundo o modelo dos 5E de Rodger Bybee, no âmbito da estratégia de ensino Inquiry-Based Science Education (IBSE) que, incidindo na IIR no âmbito da GC, permitam perspetivar a manipulação intencional do clima como um domínio de investigação científica controverso que exige, por isso, responsabilidade. Em virtude da necessidade de sensibilizar os cidadãos para: as questões que o tema envolve; a compreensão dos papéis dos diferentes agentes e grupos envolvidos na problemática; o entendimento das interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente (CTSA), a sequência de atividades propõe o desenvolvimento, a construção e a apresen- tação de uma exposição pelos alunos − processo entendido e explicitamente abordado enquanto estratégia de ativismo coletivo fundamentado em investigação.
A secção seguinte apresenta a controvérsia sociocientífica, indicando-se os níveis de ensino a que se aplica e das áreas do conhecimento que mobiliza, as questões de investiga- ção que suscita aos alunos, os objetivos de aprendizagem que visa atingir e os meios para que a sua aplicação se concretize. Por último, apresentam-se as considerações finais.
Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible
Publication . Apotheker, Jan; Blonder, Ron; Akaygun, Sevil; Reis, Pedro; Kampschulte, Lorenz; Laherto, Antti
Responsible Research and Innovation has become a core concept in many of the Horizon 2020 programs. In this article the concept of RRI is discussed in context of secondary education, and the interpretation used within the project ‘Irresistible’ is introduced. In the article several ways in which RRI can be incorporated in science classrooms are discussed, connected to the teaching of contemporary research taking place in universities as well as recent innovations coming from industry. The presented modules are designed in groups in which teachers work together with researchers, science educators and science center experts. As one of the educational approaches used in the modules, students created exhibits in which both the scientific content as well as the RRI concepts related to the content are demonstrated for the general public. These exhibits have been very successful as a learning tool.
Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas
Publication . Linhares, Elisabete; Reis, Pedro
O sistema educativo confronta-se com o desafio de capacitar os cidadãos para a resolução dos problemas complexos e imprevisíveis da sociedade. Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica. Os resultados obtidos apontam para a realização de aprendizagens – sobre temas científicos atuais e sobre os critérios que devem orientar a investigação e a inovação responsáveis – e a consciencialização das participantes para a relevância da ação sociopolítica na melhoria da sociedade.
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
Publication . Reis, Pedro; Marques, Ana Rita
Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições
interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta
discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas
relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no
âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O
processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos
ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que
participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária
sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é
frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e
uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento,
em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o
sistema educativo muitas vezes parece fazer.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
European Commission
Funding programme
FP7
Funding Award Number
612367
