Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/35407
Title: Parques de Sintra – Monte da Lua: a influência da gestão patrimonial na experiência turística
Author: Fernandes, Solange Amorim
Advisor: Brito-Henriques, Eduardo
Keywords: Turismo
Património Cultural
Gestão do Património
Experiência Turística
Defense Date: 14-Nov-2018
Abstract: O presente trabalho trata-se de um relatório de estágio desenvolvido com o objetivo de conhecer o modelo de gestão da empresa Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML), bem como de perceber o modo como este afeta a experiência turística. No desenvolvimento deste relatório, apresentamos a empresa, a sua história e missão, como também analisamos o trabalho desenvolvido pela mesma no âmbito da salvaguarda e proteção do património, que é o seu principal objetivo. Procurámos também averiguar o impacte que o trabalho da PSML tem na experiência dos visitantes, fazendo esta análise através de observação participante num estágio de três meses e a aplicação de um questionário que visava compreender como o visitante avalia a experiência em dois dos monumentos geridos pela empresa, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional da Pena. Através da leitura dos relatórios de atividade da empresa e a análise dos resultados obtidos nos questionários, concluiu-se que os visitantes se encontram bastante satisfeitos com a experiência de visita aos monumentos sob gestão da PSML, tendo avaliado globalmente a sua experiência positivamente, bem como avaliaram os recursos de interpretação de maneira positiva.
The present paper is an internship report, developed with the purpose of learning the Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) company’s management model, as well as to understand how it influences the touristic experience. In this report, we introduce the company, its history and mission, and analyse its work of protecting and managing the cultural heritage in Sintra’s Cultural Landscape. We also analyse how the company’s work affects the visitor’s experience of the monuments under its management, to make this analysis, we used the participative observation in an internship of three months and the distribution of a questionnaire with the visitors as to understand how the visitor evaluates the experience in two of the monuments managed by PSML, the National Palace of Sintra and the National Palace of Pena. By reading the company’s activities’ reports and analysing the results obtained in the questionnaires, we concluded that the visitor seem to be satisfied with the experience of visiting the monuments under PSML’s management, having evaluated the total of the experience positively, as well as evaluating the interpretation resources with positive remarks.
URI: http://hdl.handle.net/10451/35407
Designation: Turismo e Comunicação
Appears in Collections:IGOT - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tm_igotul011212.pdf3,91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.