Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Santos _ Lopes 2017.pdf149.96 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em geral, trabalhos como os que se debruçaram sobre a distribuição de verbo e negação em francês ou a posição do verbo em alemão mostram que uma caracterização das primeiras combinações de palavras das crianças como “telegráficas” é demasiado superficial. Estes dados permitem argumentar contra posições como a defendida por Radford (1988), que vê as primeiras combinações de palavras produzidas pelas crianças como meras projeções de categorias lexicais, despojadas de domínios funcionais, como é o caso de IP. Mostramos, ao longo do capítulo, que há evidências contundentes contra esse tipo de análise, sustentando a presença, no caso deste capítulo, de material no IP e mesmo no domínio CP. As evidências foram trazidas pelo movimento do verbo, através da distinção entre verbos finitos e infinitivos em línguas como o francês, V2 no alemão e dados de elipse de VP no português e inglês. Vimos, ainda, que crianças adquirindo o português, ou outras línguas de sujeito nulo, não passam por um estádio de infinitivos raiz. Esse tipo de evidência mostra que as crianças reconhecem muito precocemente a estrutura da sua língua a partir justamente das categorias funcionais relevantes. Finalmente, mostrou-se que o “estádio de sujeito nulo” por que passam as crianças adquirindo línguas de sujeito preenchido ou parcialmente preenchido encontra uma melhor explicação em abordagens gramaticais.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Santos, Ana Lúcia; Lopes, Ruth E. V. (2017): Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 155–175. Berlin: Language Science Press.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Language Science Press

CC License

Altmetrics