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Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão

dc.contributor.authorSantos, Ana Lúcia
dc.contributor.authorLopes, Ruth
dc.date.accessioned2018-10-09T16:26:46Z
dc.date.available2018-10-09T16:26:46Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEm geral, trabalhos como os que se debruçaram sobre a distribuição de verbo e negação em francês ou a posição do verbo em alemão mostram que uma caracterização das primeiras combinações de palavras das crianças como “telegráficas” é demasiado superficial. Estes dados permitem argumentar contra posições como a defendida por Radford (1988), que vê as primeiras combinações de palavras produzidas pelas crianças como meras projeções de categorias lexicais, despojadas de domínios funcionais, como é o caso de IP. Mostramos, ao longo do capítulo, que há evidências contundentes contra esse tipo de análise, sustentando a presença, no caso deste capítulo, de material no IP e mesmo no domínio CP. As evidências foram trazidas pelo movimento do verbo, através da distinção entre verbos finitos e infinitivos em línguas como o francês, V2 no alemão e dados de elipse de VP no português e inglês. Vimos, ainda, que crianças adquirindo o português, ou outras línguas de sujeito nulo, não passam por um estádio de infinitivos raiz. Esse tipo de evidência mostra que as crianças reconhecem muito precocemente a estrutura da sua língua a partir justamente das categorias funcionais relevantes. Finalmente, mostrou-se que o “estádio de sujeito nulo” por que passam as crianças adquirindo línguas de sujeito preenchido ou parcialmente preenchido encontra uma melhor explicação em abordagens gramaticais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Ana Lúcia; Lopes, Ruth E. V. (2017): Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 155–175. Berlin: Language Science Press.pt_PT
dc.identifier.doi10.5281/zenodo.889429pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/34960
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLanguage Science Presspt_PT
dc.titlePrimeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBerlimpt_PT
oaire.citation.endPage175pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleAquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do portuguêspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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