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Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão
dc.contributor.author | Santos, Ana Lúcia | |
dc.contributor.author | Lopes, Ruth | |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T16:26:46Z | |
dc.date.available | 2018-10-09T16:26:46Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Em geral, trabalhos como os que se debruçaram sobre a distribuição de verbo e negação em francês ou a posição do verbo em alemão mostram que uma caracterização das primeiras combinações de palavras das crianças como “telegráficas” é demasiado superficial. Estes dados permitem argumentar contra posições como a defendida por Radford (1988), que vê as primeiras combinações de palavras produzidas pelas crianças como meras projeções de categorias lexicais, despojadas de domínios funcionais, como é o caso de IP. Mostramos, ao longo do capítulo, que há evidências contundentes contra esse tipo de análise, sustentando a presença, no caso deste capítulo, de material no IP e mesmo no domínio CP. As evidências foram trazidas pelo movimento do verbo, através da distinção entre verbos finitos e infinitivos em línguas como o francês, V2 no alemão e dados de elipse de VP no português e inglês. Vimos, ainda, que crianças adquirindo o português, ou outras línguas de sujeito nulo, não passam por um estádio de infinitivos raiz. Esse tipo de evidência mostra que as crianças reconhecem muito precocemente a estrutura da sua língua a partir justamente das categorias funcionais relevantes. Finalmente, mostrou-se que o “estádio de sujeito nulo” por que passam as crianças adquirindo línguas de sujeito preenchido ou parcialmente preenchido encontra uma melhor explicação em abordagens gramaticais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Ana Lúcia; Lopes, Ruth E. V. (2017): Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 155–175. Berlin: Language Science Press. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5281/zenodo.889429 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/34960 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Language Science Press | pt_PT |
dc.title | Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Berlim | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 175 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 155 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português | pt_PT |
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