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Abstract(s)
O presente artigo tem por objectivo reflectir as finalidades da educação implementada em meio ameríndio, em especial no que concerne a introdução do idioma português entre estes falantes não nativos. Discutiremos as políticas levadas a cabo pela Coroa nos séculos XVI a XVIII, tomando não apenas a educação em si, mas perspectivando a educação como estratégia com vista a uma solução sociolinguística e cultural para a Babel brasileira. Por outro lado, impõe-se, igualmente, a consideração dos esforços da actividade missionária, suas perspectivas e sentidos da inclusão através da instrução catequética e linguística, mas também os principais obstáculos com que, não raro, se deparou até a implementação do Diretório dos Índios nas suas várias versões. Neste sentido, centrar-nos-emos nas comunidades ameríndias, pela sua diversidade, temporalidade e espacialidade, desde os primeiros contactos missionários à intervenção das reformas de Sebastião de Carvalho e Melo. Contexto, agentes, processos e recursos constituem, como tal, peças fundamentais para uma compreensão global das causas e consequências que orquestraram a educação durante o período do Brasil colonial.
Description
Keywords
Primeiras letras Políticas de língua Brasil
Pedagogical Context
Citation
Leitão, Ana (2014): "Sentidos da instrução dos ameríndios em língua portuguesa (séculos XVI a XVIII)". In: História Questões & Debates - Dossiê - Cultura escrita, educação e instrução no Antigo Regime português, v. 60, n.º 1, pp. 85-106.
Publisher
Associação Paranaense de História (APAH) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR)
