Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Narrativa cabo-verdiana contemporânea : da leitura literária à formação cultural e cívica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfl242725_td.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Na conceção deste trabalho de investigação, que tem como título Narrativa Cabo-verdiana Contemporânea: Da Leitura Literária à Formação Cultural e Cívica, procurei demonstrar que a narrativa cabo-verdiana contemporânea começa a revelar indícios de uma nova tendência literária, de uma mudança de atitude ante os fenómenos culturais e sociais que constituem objeto de preocupação dos autores enquanto cidadãos, e esse facto reverterá a favor do desenvolvimento da competência literária dos alunos, a par da sua formação cultural e cívica. Com efeito, pode-se notar que esses textos narrativos trazem à cena novas temáticas que marcam um ponto de viragem na produção literária cabo-verdiana e que permitem refletir sobre problemáticas atuais, como a igualdade de género, a participação cívica, a violência doméstica, o abuso sexual infantil, a prostituição, a corrupção, o autoritarismo, o alcoolismo, os preconceitos sociais, entre outras. Assim, estas temáticas refletem diversas preocupações em torno da formação cultural e cívica e experiências de vida que podem reverter em prol da educação holística do jovem, ou seja, não apenas do aluno instruído, mas também do jovem cidadão. Para além das vertentes de aprendizagem referidas, é minha intenção potenciar a dimensão plural da significação literária, de modo que a leitura literária não se configure como pretexto para consolidar determinados conteúdos. Partindo de quatro narrativas contemporâneas, O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (1989), de Germano Almeida, O Eleito do Sol (1990), de Arménio Vieira, Lágrimas de Bronze (1991), de Danny Spínola e A Louca de Serrano (1998), de Dina Salústio, propus a exemplificação de um processo de didatização assente num roteiro de leitura que privilegia exercícios de análise centrados no aluno e na sua interação com o texto e que resulta da confluência de diversas propostas metodológicas da aprendizagem da leitura e métodos de ensino da língua e da literatura, defendidos por vários estudiosos do campo da didática da língua e da literatura.
In the conception of this research work, entitled Contemporary Cape Verdean Narrative: From Literary Reading to Cultural and Civic Formation, I tried to demonstrate that the contemporary Cape Verdean narrative begins to reveal signs of a new literary tendency, a change of attitude towards the cultural and social phenomena that are the object of concern of the authors as citizens, and this will revert in favor of the development of literary competence of students along with their cultural and civic formation. In fact, it can be noted that these narrative texts bring to the scene new themes that mark a turning point in cape verdean literature and that allow to reflect on current problems, such as gender equality, civic participation, domestic violence, child sexual abuse, prostitution, corruption, authoritarianism, alcoholism, social prejudices, among others. Thus, these issues reflect several concerns about cultural and civic formation and life experiences that can be reversed for the holistic education of the young person, is not only the educated student but also the young citizen. In addition to the aspects of learning, it is my intention to promote the plural dimension of literary meaning, so that literary reading does not constitute a pretext for consolidating certain contents. Starting from four contemporary narratives, The Testament of Mr. Napumoceno da Silva Araújo (1989), by Germano Almeida, The Elected of the Sun (1990), by Arménio Vieira, Tears of Bronze (1991), by Danny Spínola and The Ensane of Serrano (1998), by Dina Salústio, proposed the exemplification of a process of didatization based on a reading script that privileges analysis exercises that are preferably focused on the student and their interaction with the text and that results from the confluence of several methodological proposals of learning to read and methods of teaching language and literature, defended by several students in the field of didactics of language and literature.

Description

Keywords

Literatura cabo-verdiana - séc.20-21 - História e crítica Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-verde Literatura - Estudo e ensino - Cabo-verde Educação para a cidadania - Cabo-verde Cidadania - Estudo e ensino Teses de doutoramento - 2017

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License