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Indução de raciocínio pró-social como promotor da tomada de perspectiva cognitiva

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Abstract(s)

O tema da cognição social tem sido foco de interesse da psicologia do desenvolvimento nos últimos anos. De entre as várias competências relacionais a tomada de perspectiva cognitiva tem sido empiricamente relacionada com maior capacidade de comunicação, estabelecimento de relacionamentos interpessoais e resolução de problemas de natureza social e pró-social. O presente estudo tem por objectivo determinar se o desenvolvimento da competência de tomada de perspectiva cognitiva é favorecido pela exposição de crianças de 6/7 anos a uma condição experimental que confronta o sujeito à resolução de dilemas relativos a duas modalidades de conduta pró-social e que induz a experiência de conflito cognitivo entre o ponto de vista próprio e os pontos de vista contraditórios de vários modelos sociais. Avaliaram-se 40 crianças de 6/7 anos (1° ano do 1° ciclo do ensino básico) quanto à competência de tomada de perspectiva cognitiva através de uma prova adaptada de FlavelI (1968). As crianças foram divididas em dois grupos; controlo e experimental. O grupo experimental foi confrontado a dois dilemas pró-sociais adaptados de Lourenço (1991), modalidade repartir e ajudar, nos quais o sujeito deve antecipar a conduta de vários modelos sociais, promovendo-se assim o confronto de outros pontos de vista com o ponto de vista próprio. Verificámos que 60% das crianças do grupo experimental aumentam o nível de desempenho do pré-teste, o que só ocorre com 5% do grupo de controlo, o que confirma o efeito positivo da metodologia de treino utilizada para promover a competência da tomada de perspectiva cognitiva. Nas sessões de treino, dominam globalmente a opção altruísta (com excepção do modelo do ladrão), a construção de ganhos sobre a percepção de custos e os argumentos de natureza psicológica com orientação para a descentração, e aumentam relativamente a estudos anteriores os argumentos morais orientados para o estereótipo na justificação das respectivas opções.

Description

Tese de Mestrado em Psicologia (Área de Desenvolvimento Humano), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Keywords

Teses de mestrado - 2004 Dilemas Conduta social Competências sociais Cognição social

Pedagogical Context

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