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Advisor(s)
Abstract(s)
O tema da cognição social tem sido foco de interesse da psicologia do
desenvolvimento nos últimos anos. De entre as várias competências relacionais a
tomada de perspectiva cognitiva tem sido empiricamente relacionada com maior
capacidade de comunicação, estabelecimento de relacionamentos interpessoais e
resolução de problemas de natureza social e pró-social.
O presente estudo tem por objectivo determinar se o desenvolvimento da
competência de tomada de perspectiva cognitiva é favorecido pela exposição de
crianças de 6/7 anos a uma condição experimental que confronta o sujeito à resolução
de dilemas relativos a duas modalidades de conduta pró-social e que induz a experiência
de conflito cognitivo entre o ponto de vista próprio e os pontos de vista contraditórios
de vários modelos sociais.
Avaliaram-se 40 crianças de 6/7 anos (1° ano do 1° ciclo do ensino básico)
quanto à competência de tomada de perspectiva cognitiva através de uma prova
adaptada de FlavelI (1968). As crianças foram divididas em dois grupos; controlo e
experimental. O grupo experimental foi confrontado a dois dilemas pró-sociais
adaptados de Lourenço (1991), modalidade repartir e ajudar, nos quais o sujeito deve
antecipar a conduta de vários modelos sociais, promovendo-se assim o confronto de
outros pontos de vista com o ponto de vista próprio.
Verificámos que 60% das crianças do grupo experimental aumentam o nível de
desempenho do pré-teste, o que só ocorre com 5% do grupo de controlo, o que
confirma o efeito positivo da metodologia de treino utilizada para promover a
competência da tomada de perspectiva cognitiva. Nas sessões de treino, dominam globalmente a opção altruísta (com excepção do modelo do ladrão), a construção de ganhos sobre a percepção de custos e os argumentos de natureza psicológica com orientação para a descentração, e aumentam relativamente
a estudos anteriores os argumentos morais orientados para o estereótipo na justificação
das respectivas opções.
Description
Tese de Mestrado em Psicologia (Área de Desenvolvimento Humano), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Keywords
Teses de mestrado - 2004 Dilemas Conduta social Competências sociais Cognição social