Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28784
Título: Discussões coletivas no ensino-aprendizagem da Matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Discussão coletiva
Ensino da Matemática
Ações do professor
Aprendizagem
Whole class discussion
Mathematics teaching
Teacher actions
Learning
Data: Abr-2017
Editora: APM
Citação: Ponte, J. P. (2017). Discussões coletivas no ensino-aprendizagem da Matemática. In GTI (Ed.), A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula (pp. 33-56). Lisboa: APM.
Resumo: Este capítulo aborda o tema das discussões coletivas na sala de aula, uma atividade que tem vindo a merecer a atenção crescente de investigadores e professores de Matemática. Começa por passar em revista o modo como este tema surge já nos anos 80 em diversos trabalhos de educação matemática e como é encarado nos documentos curriculares. De seguida, apresenta diversas investigações marcantes a respeito das discussões bem como recomendações para a prática profissional dos professores. Apresenta, ainda, resultados de investigações recentes realizadas no nosso país, tendo em vista saber o que está implicado no processo de conduzir regularmente discussões matemáticas na sala de aula. Finalmente, em dois apêndices, apresenta elementos que podem ser úteis ao professor que pretende realizar discussões matemáticas nas suas aulas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/28784
ISBN: 978-972-8768-68-3
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ponte Discussões coletivas (14 jan 2017).pdf733,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.