Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99747
Título: A Parentalidade positiva na socialização das crianças: o uso do microlearning como comunicação científica
Autor: Rosa, Mirelli Fernandes
Orientador: Cunha, Vanessa Sofia Gomes da
Palavras-chave: Comunicação cientifica
Comunidade escolar
Microlearning
Parentalidade positiva
Socialização
Data de Defesa: 2025
Resumo: A vertente da Parentalidade Positiva, aliada às relações de género, fomenta o desenvolvimento de com petências emocionais na infância, ao explorar uma gama de questões associadas às práticas parentais e intervenções familiares, com o intuito de garantir o bem-estar das crianças, estabelecendo limites res peitosos e promovendo sua autonomia. O objetivo deste trabalho de projeto é a conceção de uma pla taforma de microlearning sobre Parentalidade Positiva, partindo do princípio de que esta ferramenta pode desempenhar um papel importante na transformação da parentalidade. A resinificação da socia lização das crianças oferece claros benefícios, especialmente para os meninos, que frequentemente são sujeitos a uma socialização de género que os aprisiona em modelos tradicionais de masculinidade. Esses modelos limitam a expressão emocional e a diversidade de comportamentos, perpetuando expetativas rígidas de força e invulnerabilidade. Diante dos desafios na dessas práticas, o microlearning emerge como uma ferramenta eficaz na comunicação científica sobre o assunto. Assim, surge o projeto «Três por Vez», uma plataforma digital que utiliza a literatura infantil e infantojuvenil como suporte essencial, e é perpassada pelo grafismo e os signos visuais, para facilitar a interpretação e a compreensão dos temas abordados. Para tal, foi implementada uma metodologia quantitativa (aplicação de questionários a um público-alvo), de apoio à própria conceção da plataforma, aos responsáveis pelos alunos do 1.º ciclo da Escola do 1.º Ciclo e JI de Mogadouro.
The Positive Parenting approach, combined with gender relations, promotes the development of emo tional skills in childhood by exploring a range of issues associated with parenting practices and family in terventions that aim to ensure children's well-being, establishing respectful limits and promoting their autonomy. The aim of this project is to design a microlearning platform on Positive Parenting, based on the premise that this tool can play an important role in transforming parenting. Reshaping children's so cialization offers clear benefits, especially for boys, who are often subjected to gender socialization that traps them into traditional models of masculinity. These models limit emotional expression and the diver sity of behaviors, perpetuating rigid expectations of strength and invulnerability. Given the challenges in implementing these practices, microlearning emerges as an effective tool in scientific communication on the subject. Thus, the project «Três por Vez» was created, a digital platform that uses children’s and young people’s literature as an essential support and is permeated by graphics and visual signs to facilitate the interpretation and understanding of the topics covered. To this end, a quantitative methodology was im plemented (application of questionnaires to a target audience), to support the design of the platform itself, to those responsible for students in the 1st cycle of Escola do 1.º Ciclo e JI de Mogadouro.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/99747
Designação: Trabalho de projeto especialmente elaborado para obtenção do grau de Mestre em Cultura Científica e Divulgação das Ciências.
Aparece nas colecções:ICS - Dissertações de Mestrado

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