Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99747
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Vanessa Sofia Gomes da-
dc.contributor.authorRosa, Mirelli Fernandes-
dc.date.accessioned2025-03-26T15:18:30Z-
dc.date.available2025-03-26T15:18:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/99747-
dc.description.abstractA vertente da Parentalidade Positiva, aliada às relações de género, fomenta o desenvolvimento de com petências emocionais na infância, ao explorar uma gama de questões associadas às práticas parentais e intervenções familiares, com o intuito de garantir o bem-estar das crianças, estabelecendo limites res peitosos e promovendo sua autonomia. O objetivo deste trabalho de projeto é a conceção de uma pla taforma de microlearning sobre Parentalidade Positiva, partindo do princípio de que esta ferramenta pode desempenhar um papel importante na transformação da parentalidade. A resinificação da socia lização das crianças oferece claros benefícios, especialmente para os meninos, que frequentemente são sujeitos a uma socialização de género que os aprisiona em modelos tradicionais de masculinidade. Esses modelos limitam a expressão emocional e a diversidade de comportamentos, perpetuando expetativas rígidas de força e invulnerabilidade. Diante dos desafios na dessas práticas, o microlearning emerge como uma ferramenta eficaz na comunicação científica sobre o assunto. Assim, surge o projeto «Três por Vez», uma plataforma digital que utiliza a literatura infantil e infantojuvenil como suporte essencial, e é perpassada pelo grafismo e os signos visuais, para facilitar a interpretação e a compreensão dos temas abordados. Para tal, foi implementada uma metodologia quantitativa (aplicação de questionários a um público-alvo), de apoio à própria conceção da plataforma, aos responsáveis pelos alunos do 1.º ciclo da Escola do 1.º Ciclo e JI de Mogadouro.pt_PT
dc.description.abstractThe Positive Parenting approach, combined with gender relations, promotes the development of emo tional skills in childhood by exploring a range of issues associated with parenting practices and family in terventions that aim to ensure children's well-being, establishing respectful limits and promoting their autonomy. The aim of this project is to design a microlearning platform on Positive Parenting, based on the premise that this tool can play an important role in transforming parenting. Reshaping children's so cialization offers clear benefits, especially for boys, who are often subjected to gender socialization that traps them into traditional models of masculinity. These models limit emotional expression and the diver sity of behaviors, perpetuating rigid expectations of strength and invulnerability. Given the challenges in implementing these practices, microlearning emerges as an effective tool in scientific communication on the subject. Thus, the project «Três por Vez» was created, a digital platform that uses children’s and young people’s literature as an essential support and is permeated by graphics and visual signs to facilitate the interpretation and understanding of the topics covered. To this end, a quantitative methodology was im plemented (application of questionnaires to a target audience), to support the design of the platform itself, to those responsible for students in the 1st cycle of Escola do 1.º Ciclo e JI de Mogadouro.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationEste trabalho de projeto foi realizado com o apoio institucional da Direção Geral de Ensino Superior, através das bolsas 6655, 2022/23 e 8333, 2023/24pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação cientificapt_PT
dc.subjectComunidade escolarpt_PT
dc.subjectMicrolearningpt_PT
dc.subjectParentalidade positivapt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.titleA Parentalidade positiva na socialização das crianças: o uso do microlearning como comunicação científicapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTrabalho de projeto especialmente elaborado para obtenção do grau de Mestre em Cultura Científica e Divulgação das Ciências.pt_PT
dc.identifier.tid203930096-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociaispt_PT
Aparece nas colecções:ICS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trabalho-de-projeto-mirelli-rosa.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.