Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/99052
Title: Da inter à transdisciplinaridade: uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos
Other Titles: From inter to transdisciplinarity: an integrated training proposal for Archivists, Librarians and Museum Professionals
Author: Silva, Carlos Guardado da
Keywords: Interdisciplinaridade
Formação de competências
Diretrizes curriculares de educação
Programa educacional de graduação
programa educacional de pós-graduação
Issue Date: 2024
Publisher: Cultura & Informação
Citation: SILVA, Carlos Guardado da. (2024). Da inter à transdisciplinaridade: Uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos. In DUARTE, Zeny, SANTOS, José Carlos Sales dos, & SOUZA, Salim Silva (Orgs.) – Diálogos interdisciplinares: Perspectivas integradoras de unidades de informação, documentação e cultura (pp. 17-38). Fortaleza: Editora Cultura & Informação; Porto: FLUL/CITCEM. ISBN 978-65-85498-04-3
Abstract: O presente estudo, sob a forma de ensaio procura responder à questão apresentada em título: Da inter à transdisciplinaridade: Que formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos? Toma-se o ensaio como método, reconhecendo-se o eu discursivo que emerge provocado pelo caminho, que procura apresentar um pensamento com um valor de demonstração, aproximando-se da fenomenologia do ensaio. Parte-se da necessária definição prévia da ciência da informação, na perspetiva integradora das disciplinas aplicadas da arquivística, da biblioteconomia e da museologia, para, a partir de uma breve análise, examinar as possibilidades de oferta de uma formação integrada, isto é, partilhada, por profissionais da informação, aqueles que tomam a informação como objeto da sua profissão, atuando em diversos contextos das instituições de memória, que são também instituições de informação. Assim, o ensaio é entendido como exploratório de possibilidades fornecidas pelo tempo e pelo espaço das experiências. A questão apresentada subentende uma mudança de paradigma, que considera a alteração de um posicionamento dialógico entre as áreas disciplinares da Arquivística, da Biblioteconomia e da Museologia para a sua reunião sob o mesmo corpus teórico da Ciência da Informação, que integra aquelas dentro do seu campo científico. Ao fazê-lo, o diálogo opera-se no interior da Ciência da Informação, que pode definir-se como campo científico transdisciplinar. De modo a responder à questão, o autor parte da análise de diversas diretrizes de competências (conhecimentos e habilidades) ou domínios de competência para a formação em ciência da informação, ao nível do ensino superior, quer de graduação, quer de pós-graduação, que inclui a formação mais específica no âmbito das disciplinas aplicadas. Por fim, conclui sobre a necessidade de atualizar um modelo existente ou de apresentar um novo modelo, de modo a melhor responder às exigências metodológicas, epistemológicas e sociais, atuais e futuras, no âmbito da ciência da informação, efetuando algumas propostas finais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/99052
ISBN: 978-65-85498-04-3
Publisher Version: https://editoraci.com.br/index.php/home/catalog/book/39
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