Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/99052
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 17 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 38 | pt_PT |
degois.publication.location | Fortaleza | pt_PT |
degois.publication.title | Diálogos interdisciplinares: perspectivas integradoras de unidades de informação, documentação e cultura | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://editoraci.com.br/index.php/home/catalog/book/39 | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Guardado da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T15:57:27Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06T15:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Guardado da. (2024). Da inter à transdisciplinaridade: Uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos. In DUARTE, Zeny, SANTOS, José Carlos Sales dos, & SOUZA, Salim Silva (Orgs.) – Diálogos interdisciplinares: Perspectivas integradoras de unidades de informação, documentação e cultura (pp. 17-38). Fortaleza: Editora Cultura & Informação; Porto: FLUL/CITCEM. ISBN 978-65-85498-04-3 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-85498-04-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/99052 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, sob a forma de ensaio procura responder à questão apresentada em título: Da inter à transdisciplinaridade: Que formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos? Toma-se o ensaio como método, reconhecendo-se o eu discursivo que emerge provocado pelo caminho, que procura apresentar um pensamento com um valor de demonstração, aproximando-se da fenomenologia do ensaio. Parte-se da necessária definição prévia da ciência da informação, na perspetiva integradora das disciplinas aplicadas da arquivística, da biblioteconomia e da museologia, para, a partir de uma breve análise, examinar as possibilidades de oferta de uma formação integrada, isto é, partilhada, por profissionais da informação, aqueles que tomam a informação como objeto da sua profissão, atuando em diversos contextos das instituições de memória, que são também instituições de informação. Assim, o ensaio é entendido como exploratório de possibilidades fornecidas pelo tempo e pelo espaço das experiências. A questão apresentada subentende uma mudança de paradigma, que considera a alteração de um posicionamento dialógico entre as áreas disciplinares da Arquivística, da Biblioteconomia e da Museologia para a sua reunião sob o mesmo corpus teórico da Ciência da Informação, que integra aquelas dentro do seu campo científico. Ao fazê-lo, o diálogo opera-se no interior da Ciência da Informação, que pode definir-se como campo científico transdisciplinar. De modo a responder à questão, o autor parte da análise de diversas diretrizes de competências (conhecimentos e habilidades) ou domínios de competência para a formação em ciência da informação, ao nível do ensino superior, quer de graduação, quer de pós-graduação, que inclui a formação mais específica no âmbito das disciplinas aplicadas. Por fim, conclui sobre a necessidade de atualizar um modelo existente ou de apresentar um novo modelo, de modo a melhor responder às exigências metodológicas, epistemológicas e sociais, atuais e futuras, no âmbito da ciência da informação, efetuando algumas propostas finais. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este livro também resultou de trabalho desenvolvido no quadro das atividades do Centro de Investigação transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM); FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito do projeto UIDB/04059/2020, DOI 10.54499/UIDB/04059/2020 | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Cultura & Informação | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04059%2F2020/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Formação de competências | pt_PT |
dc.subject | Diretrizes curriculares de educação | pt_PT |
dc.subject | Programa educacional de graduação | pt_PT |
dc.subject | programa educacional de pós-graduação | pt_PT |
dc.title | Da inter à transdisciplinaridade: uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos | pt_PT |
dc.title.alternative | From inter to transdisciplinarity: an integrated training proposal for Archivists, Librarians and Museum Professionals | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - CEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva,CG_Da Inter à transdisciplinaridade(2024). In Duarte,Z.,Santos,J.&Souza,S.(2024)Diálogos Interdisciplinares.pdf | 207,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.