Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/99052
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage17pt_PT
degois.publication.lastPage38pt_PT
degois.publication.locationFortalezapt_PT
degois.publication.titleDiálogos interdisciplinares: perspectivas integradoras de unidades de informação, documentação e culturapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://editoraci.com.br/index.php/home/catalog/book/39pt_PT
dc.contributor.authorSilva, Carlos Guardado da-
dc.date.accessioned2025-03-06T15:57:27Z-
dc.date.available2025-03-06T15:57:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Guardado da. (2024). Da inter à transdisciplinaridade: Uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos. In DUARTE, Zeny, SANTOS, José Carlos Sales dos, & SOUZA, Salim Silva (Orgs.) – Diálogos interdisciplinares: Perspectivas integradoras de unidades de informação, documentação e cultura (pp. 17-38). Fortaleza: Editora Cultura & Informação; Porto: FLUL/CITCEM. ISBN 978-65-85498-04-3pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-85498-04-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/99052-
dc.description.abstractO presente estudo, sob a forma de ensaio procura responder à questão apresentada em título: Da inter à transdisciplinaridade: Que formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos? Toma-se o ensaio como método, reconhecendo-se o eu discursivo que emerge provocado pelo caminho, que procura apresentar um pensamento com um valor de demonstração, aproximando-se da fenomenologia do ensaio. Parte-se da necessária definição prévia da ciência da informação, na perspetiva integradora das disciplinas aplicadas da arquivística, da biblioteconomia e da museologia, para, a partir de uma breve análise, examinar as possibilidades de oferta de uma formação integrada, isto é, partilhada, por profissionais da informação, aqueles que tomam a informação como objeto da sua profissão, atuando em diversos contextos das instituições de memória, que são também instituições de informação. Assim, o ensaio é entendido como exploratório de possibilidades fornecidas pelo tempo e pelo espaço das experiências. A questão apresentada subentende uma mudança de paradigma, que considera a alteração de um posicionamento dialógico entre as áreas disciplinares da Arquivística, da Biblioteconomia e da Museologia para a sua reunião sob o mesmo corpus teórico da Ciência da Informação, que integra aquelas dentro do seu campo científico. Ao fazê-lo, o diálogo opera-se no interior da Ciência da Informação, que pode definir-se como campo científico transdisciplinar. De modo a responder à questão, o autor parte da análise de diversas diretrizes de competências (conhecimentos e habilidades) ou domínios de competência para a formação em ciência da informação, ao nível do ensino superior, quer de graduação, quer de pós-graduação, que inclui a formação mais específica no âmbito das disciplinas aplicadas. Por fim, conclui sobre a necessidade de atualizar um modelo existente ou de apresentar um novo modelo, de modo a melhor responder às exigências metodológicas, epistemológicas e sociais, atuais e futuras, no âmbito da ciência da informação, efetuando algumas propostas finais.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste livro também resultou de trabalho desenvolvido no quadro das atividades do Centro de Investigação transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM); FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito do projeto UIDB/04059/2020, DOI 10.54499/UIDB/04059/2020pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCultura & Informaçãopt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04059%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectFormação de competênciaspt_PT
dc.subjectDiretrizes curriculares de educaçãopt_PT
dc.subjectPrograma educacional de graduaçãopt_PT
dc.subjectprograma educacional de pós-graduaçãopt_PT
dc.titleDa inter à transdisciplinaridade: uma proposta de formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogospt_PT
dc.title.alternativeFrom inter to transdisciplinarity: an integrated training proposal for Archivists, Librarians and Museum Professionalspt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:FL - CEC - Livros e Capítulos de Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.