| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.12 MB | Adobe PDF | 
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Estágio Pedagógico é o culminar do processo de formação inicial do professor, sendo constituído por quatro áreas. Pude experimentar e aperfeiçoar as minhas capacidades nestas áreas, tendo posto em prática os pressupostos teóricos adquiridos ao longo de quatro anos de estudos, e descobrindo novos. No fundo, permitindo-me melhorar e desenvolver competências para o futuro.
Este relatório pretende ser um documento onde realizarei a minha reflexão, contextualizada e fundamentada sobre todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo. Tem ainda um carácter projectivo quanto ao meu desenvolvimento pessoal e profissional.
A Área 1 diz respeito a toda a organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, passando pelas decisões pré-interactivas, decisões interactivas e decisões pós-interactivas. A Área 2 diz respeito à Inovação e Investigação Pedagógica onde o núcleo de estágio estudou “O Porquê de não existir Plano Plurianual no Grupo de Educação Física”. A Área 3 diz respeito às actividades de Participação na Escola, o que envolveu conhecimento do contexto e dos órgãos de gestão. Participei no planeamento, avaliação e condução de um grupo/equipa de desporto escolar de futsal masculino (iniciados e infantis B) e por fim em conjunto com o núcleo de estágio promovemos uma acção de promoção da saúde que foi simultaneamente uma acção de Integração com o meio, pertencente à área 4. Neste contexto promovemos um dia em que a comunidade educativa pode conhecer os desportos adaptados e pode experimentar algumas destas modalidades. A área 4 é a Relação com a Comunidade onde coadjuvei o Director de Turma nas suas funções, como por exemplo a leccionação da disciplina de Formação Cívica e a elaboração do Estudo de Turma, onde foram referenciados algumas características da turma, que serviu para preparar os momentos pré-interactivos.
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Keywords
 Autonomia   Avaliação   Competências   Dificuldades   Educação física   Estágio pedagógico   Planeamento   Reflexão 
Pedagogical Context
Citation
Sousa, Rafaela Sofia (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica de Alfornelos no ano lectivo 2010-2011. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
