Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/6644
Title: Formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto motivações, expetativas e necessidades percecionadas de estudantes de Pós-Graduação: um estudo de casos
Author: Costa, Filomena da Conceição Nascimento Simões da
Advisor: Amaro, Fausto José Robalo
Keywords: Pós-graduação
Investigação científica
Motivação
Competência
Relação interpessoal
Desenvolvimento jovem adulto
Graduate education
Scientific research
Motivation
Skills
Interpersonal relationships
Young adult development
Defense Date: 2014
Publisher: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Abstract: A presente dissertação centrou-se na temática da formação avançada e desenvolvimento do jovem adulto. Contou com um universo 14 estudantes de pós-graduação em mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos, de uma unidade de investigação da Universidade de Lisboa. O estudo seguiu uma metodologia descritiva e, ancorado num paradigma de investigação qualitativa, utilizou a entrevista exploratória como instrumento de recolha dados. Ao saber-se que o atual sistema educativo promove a aliança entre investigação científica multidisciplinar e formação avançada como base conceptual e prática, em domínios específicos, prevê-se que os centros de produção científica/tecnológica ofereçam um contributo relevante na edificação da sociedade do conhecimento. O trabalho configurou um estudo de casos tendo como objetivos específicos caracterizar o estudante de pós-graduação, identificar as motivações e expetativas que sustentaram a escolha deste caminho e perceber qual o contributo da pós-graduação no seu desenvolvimento. O estudo empírico permitiu: verificar que a população em estudo é oriunda de meios socioculturais urbanos e, maioritariamente, proveniente do ensino universitário público; definir quatro perfis de estudantes com base nas motivações e expectativas; identificar necessidades e conhecer ganhos, tais como a aquisição de competências transferíveis, autonomia e afirmação da identidade adulta.
The present essay was focused on graduate education and development of the young adult thematic and relied on a universe of 14 graduate students on Master, PhD and Post-Doctoral levels from a research unit of the University of Lisbon. The study have followed a descriptive methodology and anchored to a paradigm of qualitative research has used the exploratory interview as data collection tool. Aware that the current educative system promotes the association between multidisciplinary scientific research and graduate training as conceptual and practical base, in specific domains, it is predicted that centers of technological/scientific production offer a relevant input to the construction of the knowledge society. The research set a cases study and had as main purposes characterize the graduate student; identify the motivations and expectations on the basis of this pathway choice and realize which contribution of the graduate training in its development. The empirical research allowed to perceive that the studied population come from urban sociocultural backgrounds and the majority had public higher education; define four choice profiles sustained on motivations and expectations; and identify needs and find out achievements such as the acquisition of transferable skills, autonomy and affirmation of the adulthood identity
Description: Tese de Mestrado em Política Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/6644
Appears in Collections:ISCSP - Trabalhos Finais de Mestrado

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