Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A classe média chinesa : uma quimera ou os futuros líderes do comércio internacional?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM-AA-2021.pdf934.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta dissertação explora a classe média chinesa e o seu papel nos padrões de comércio internacional. Começa por clarificar-se o conceito de classe média, as características e a dimensão da classe média chinesa e o que a distingue das classes médias de outros países. O capítulo seguinte é dedicado às teorias do consumo e da poupança e à forma como se aplicam à China. Para finalizar, esclarece-se como pode o consumo da classe média chinesa aumentar e os impactos futuros da classe média chinesa a nível nacional e internacional. Este trabalho mostra que nas últimas duas décadas a classe média chinesa emergiu a uma velocidade nunca antes vista e tem o potencial para continuar a crescer. Em número já é a maior classe média do mundo, apesar de ainda corresponder a apenas 25% da população da China. A China tem a mais alta taxa de poupança do mundo e o consumo privado corresponde a uma parte pequena do PIB da China. Para que o impacto da classe média chinesa seja maximizado, é importante que estes desequilíbrios sejam corrigidos. A forma mais rápida de aumentar as despesas de consumo seria através do aumento do rendimento das famílias.
This dissertation explores the Chinese middle class and its role in international trade patterns. It starts by clarifying the concept of “middle class”, the characteristics and size of the Chinese middle class, and what makes it different from the middle classes in other countries. The following chapter is devoted to consumption and saving theories and how they apply to China. Lastly, the aim is to clarify how the consumption of the Chinese middle class can increase and the future impacts of the Chinese middle class at national and international levels. This study shows that over the past two decades, the Chinese middle class has emerged faster than ever and has the potential to grow even more. The Chinese middle class is already the largest one, although it still accounts for only 25% of China’s population. China has the highest savings rate in the world and household consumption accounts for a small part of China’s GDP. To increase the Chinese middle class’ impact, this must be changed. The fastest way to increase household spending would be through increasing household income.

Description

Mestrado Bolonha em Economia Internacional e Estudos Europeus

Keywords

China Classe Média Consumo Privado Poupança das Famílias Comércio Internacional Middle Class Household Consumption Household Savings International Trade

Pedagogical Context

Citation

Antoci, Aurélia (2021). "A classe média chinesa : uma quimera ou os futuros líderes do comércio internacional?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

CC License