Repository logo
 
Publication

A classe média chinesa : uma quimera ou os futuros líderes do comércio internacional?

dc.contributor.advisorLeão, Pedro
dc.contributor.authorAntoci, Aurélia
dc.date.accessioned2022-02-06T11:23:50Z
dc.date.available2022-08-06T00:30:20Z
dc.date.issued2021-10
dc.descriptionMestrado Bolonha em Economia Internacional e Estudos Europeuspt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação explora a classe média chinesa e o seu papel nos padrões de comércio internacional. Começa por clarificar-se o conceito de classe média, as características e a dimensão da classe média chinesa e o que a distingue das classes médias de outros países. O capítulo seguinte é dedicado às teorias do consumo e da poupança e à forma como se aplicam à China. Para finalizar, esclarece-se como pode o consumo da classe média chinesa aumentar e os impactos futuros da classe média chinesa a nível nacional e internacional. Este trabalho mostra que nas últimas duas décadas a classe média chinesa emergiu a uma velocidade nunca antes vista e tem o potencial para continuar a crescer. Em número já é a maior classe média do mundo, apesar de ainda corresponder a apenas 25% da população da China. A China tem a mais alta taxa de poupança do mundo e o consumo privado corresponde a uma parte pequena do PIB da China. Para que o impacto da classe média chinesa seja maximizado, é importante que estes desequilíbrios sejam corrigidos. A forma mais rápida de aumentar as despesas de consumo seria através do aumento do rendimento das famílias.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation explores the Chinese middle class and its role in international trade patterns. It starts by clarifying the concept of “middle class”, the characteristics and size of the Chinese middle class, and what makes it different from the middle classes in other countries. The following chapter is devoted to consumption and saving theories and how they apply to China. Lastly, the aim is to clarify how the consumption of the Chinese middle class can increase and the future impacts of the Chinese middle class at national and international levels. This study shows that over the past two decades, the Chinese middle class has emerged faster than ever and has the potential to grow even more. The Chinese middle class is already the largest one, although it still accounts for only 25% of China’s population. China has the highest savings rate in the world and household consumption accounts for a small part of China’s GDP. To increase the Chinese middle class’ impact, this must be changed. The fastest way to increase household spending would be through increasing household income.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntoci, Aurélia (2021). "A classe média chinesa : uma quimera ou os futuros líderes do comércio internacional?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/23408
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectChinapt_PT
dc.subjectClasse Médiapt_PT
dc.subjectConsumo Privadopt_PT
dc.subjectPoupança das Famíliaspt_PT
dc.subjectComércio Internacionalpt_PT
dc.subjectMiddle Classpt_PT
dc.subjectHousehold Consumptionpt_PT
dc.subjectHousehold Savingspt_PT
dc.subjectInternational Tradept_PT
dc.titleA classe média chinesa : uma quimera ou os futuros líderes do comércio internacional?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-AA-2021.pdf
Size:
934.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: