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Dualidade financeira e social das empresas sociais

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No final do século passado, o fenómeno designado empreendedorismo social começou a ganhar importância no mundo académico e no mundo empresarial. Apesar de ser um tema que está na ?moda?, a literatura existente contempla algumas lacunas. Com este estudo pretende-se compreender quais os fatores mais importantes para a sustentabilidade financeira e social das empresas sociais, ou seja, como é que conseguem gerir a dualidade de criar impacto social e financeiro. Após uma comparação entre a literatura e os resultados obtidos no estudo de quatro casos reais portugueses, foi possível elaborar cinco proposições: (1) as empresas sociais têm dificuldade em obter investimento na fase de arranque, o que implica que o investimento será na sua maioria feito pelo empreendedor social ou pela sua base pessoal de relações; (2) as empresas sociais devem procurar equilíbrio entre o objetivo social e o financeiro. Sendo que o objetivo social só é possível ser atingido quando a empresa tem objetivos financeiros; (3) tal como acontece em empresas tradicionais, a inovação é um fator de diferenciação e de sucesso nas empresas sociais; (4) o empreendedor social com algum tipo de experiência passada em empreendedorismo, é mais recetivo à necessidade financeira da empresa; (5) os fatores mais importantes para o sucesso das empresas sociais são: aceitação do conceito por parte do público, clientes conscientes da atividade da organização, perfil empreendedor do fundador, práticas de planeamento, investimento em inovação, membros da organização motivados, troca de conhecimentos entre os membros da organização e socialização entre os membros da organização.
Social entrepreneurship has become one of the mainstream discussions of this century. In fact, it grew a lot amongst academics, nowadays one can find plenty of documents scrutinizing this phenomenon as well as specialized courses on academic institutions. Due to be a recent theme its literature still presents some gaps, one of which is the social and financial balance. Hence the goal of this thesis is to explore and understand what?s important to reach social and financial sustainability within an institution. After analysing the research results of four well established portuguese social enterprises and compare them against the literature it was possible to formulate five prepositions: (1) social enterprises struggle to obtain investment at an early age, which means that the majority of it comes from the entrepreneur itself or from his personal relationships; (2) social enterprises must find balance between the social goal and the financial one, thus the social goal can only be achieved when the organization has financial goals; (3) innovation is a key factor on both traditional enterprises and social enterprises; (4) when the social entrepreneur has a background on entrepreneurship it tends to be keened to the financial necessity of the organisation; (5) the key factors for a successful social enterprise are: openness from the targeted consumers, consumers being well aware of the activity of the organization, the founder having an entrepreneur profile, planning practices, investment on innovation, motivated workers inside the institution, knowledge sharing between co-workers and a good coworking environment in the institution.

Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Keywords

Empreendedorismo social empreendedor social equilíbrio financeiro equilíbrio social empresa híbrida Social entrepreneurship social entrepreneur financial balance social balance hybrid venture

Pedagogical Context

Citation

Carvalho, Juliana Dias (2019). "Dualidade financeira e social das empresas sociais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

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Instituto Superior de Economia e Gestão

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