Repository logo
 
Publication

A influência do comportamento do gestor de topo (empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. O caso das médias empresas.

dc.contributor.advisorFerreira, Rogério Fernandes
dc.contributor.authorFelício, José Augusto de Jesus
dc.date.accessioned2015-09-14T11:06:06Z
dc.date.available2015-09-14T11:06:06Z
dc.date.issued2001-03
dc.descriptionDoutoramento em Organização e Gestão de Empresas
dc.description.abstractPara a elaboração do trabalho de investigação, sobre "A influência do comportamento do gestor de topo ( empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. 0 caso das médias empresas", estabeleceu-se como objectivo essencial verificar em que medida a tipologia do gestor (oito variavéis), identificada por caracteristicas de comportamento, personalidade, especialização e demográficas, de empresas predominantemente industriais pertencentes a diferentes sectores de actividade, e a op~ao de estrategia (dez variaveis), identificada por opções de transação, inovação, diversificação e expansão, influenciam a estrutura financeira (quatro variaveis), identificada pela estrutura de capital, estrutura de endividamento e estrutura de investimento, e o desempenho (cinco variavéis), medido este em termos de rendibilidade, índice de crescimento e rotação do activo. 0 estudo realizou-se com base numa amostra de 132 médias empresas portuguesas, referente ao periodo de 1990 a 1997, distribuídas pelos sectores da alimentação com 16 empresas, têxteis e confecção com 57 empresas, química e plásticos com 27 empresas e metalúrgia e metalomecânica com 32 empresas. 0 inquérito-questionário foi enviado a 1288 empresas, correspondentes ao universo. Os dados a partir dos quais se procedeu à análise, utilizando como técnicas estatisticas o test t, o metodo da regressão linear múltipla e a análise da correlação canónica, com base no SPSS, permitiram, no essencial, tudo o indica, comprovar cinco das hipóteses formuladas: a) a tipologia do gestor influencia a estrutura financeira das empresas, qualquer que seja o sector de actividade o que nao se verificou no caso da amostra global. Contudo, a intensidade e tipo de relação demonstram variar consoante a especificidade do negócio; b) da mesma forma, a opção de estratégia influencia a estrutura financeira das empresas; c) a opçao de estratégia influencia o desempenho, verificando-se, no entanto, importantes diferenças quanto ao tipo de relações, consoante as orientações de estratégia das empresas, no sentido da expansão, diversificação ou transação, e o sector de actividade; d) comprova-se existir relação de influência entre a estrutura financeira eo desempenho, qualquer que seja o sector de actividade e referente a amostra global. No entanto, a intensidade e tipo de relação variam consoante a especificidade do negócio; e) comprova-se existir relação de influência entre a tipologia do gestor e a opção de estratégia, considerando a amostra global e as amostras parciais por sector de actividade, exceptuando o sector da alimentação por, neste caso, a amostra ser de reduzida dimensão. Da mesma forma, a intensidade e tipo de relação varia consoante a especificidade da actividade. Nao se comprovou, de forma evidente, a existencia de rela~ao de influencia entre a tipologia do gestor e o desempenho das empresas, tanto no que respeita as empresas que constituem a amostra global como por sector de actividade .
dc.identifier.citationFelício, José Augusto de Jesus (2001). " A influência do comportamento do gestor de topo (empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. O caso das médias empresas." Tese de Doutoramento, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.identifier.tid101094779
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/9215
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopor
dc.titleA influência do comportamento do gestor de topo (empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. O caso das médias empresas.por
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
TD - JAJF - 2001.pdf
Size:
7.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
TD - JAJF - 2001 -2vol.pdf
Size:
7.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: