Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Entre proteção, exposição e admissões condicionadas: travestilidades e espaços de sociabilidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ICS_VCFerreira_Entre_ARI.pdf782.04 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo deste trabalho foi compreender, tomando-se a vivência com quatro jovens que, em algum momento da pesquisa que os integra, se autodenominaram travestis, residentes na cidade de São Carlos-SP, as principais técnicas e estratégias utilizadas por elas para o manejo e a manipulação de suas características corporais, subjetivas e identitárias, a fim de se inserirem e circularem em determinados espaços de sociabilidade. Dado seu objeto, resta clara a importância das inspirações e contribuições etnográficas, enquanto uma metodologia que pôde fornecer os caminhos para a busca de respostas aos questionamentos desta pesquisa. Pondera-se a multiplicidade de formas de considerar e construir signos do que é tido como feminino em corpos assignados como masculinos. Discutem-se as estratégias utilizadas pelas jovens travestis para se inserirem em diferentes configurações familiares, na escola e na prostituição. No contexto dessas histórias de proteções e exposições, problematiza-se a pertinência das possíveis contribuições da terapia ocupacional nesse âmbito, mais especificamente para a terapia ocupacional social. Essas jovens, em diferentes níveis de conscientização, identificam os espaços pelos quais podem circular mais livremente e os espaços onde devem ser mais cautelosas, conformando suas características corporais, subjetivas e identitárias. Serem aceitas – ou não – nos diferentes espaços não repercute “apenas” na inserção ou na restrição da participação e do exercício de direitos e da própria cidadania, mas, sobretudo, reverbera em suas próprias subjetividades, pois acabam por explicitar possibilidades e impossibilidades de “ir e vir” nos espaços privados e/ou públicos, e, especialmente, a possibilidade ou a impossibilidade de existir nesses locais.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Federal de São Carlos

Collections

CC License

Altmetrics