Repository logo
 
Publication

Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções

dc.contributor.authorCaetano, Ana
dc.date.accessioned2018-04-23T10:52:42Z
dc.date.available2018-04-23T10:52:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNeste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133.pt_PT
dc.identifier.issn0870-418X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/32929
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relationTeacher's Thinking and Professional Ethics Education
dc.relation.publisherversionhttp://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1310/758pt_PT
dc.subjectPensamento dos professorespt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectIntuiçãopt_PT
dc.titlePensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoçõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleTeacher's Thinking and Professional Ethics Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/PDCT/PDCT%2FCED%2F59571%2F2004/PT
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
oaire.citation.volumeextra-sériept_PT
oaire.fundingStreamPDCT
person.familyNameCaetano
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id0E13-A672-5D4E
person.identifier.orcid0000-0003-2481-5215
person.identifier.scopus-author-id56384201600
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a
relation.isProjectOfPublicationfac75c96-93dd-4cd0-93fe-45c4cdb35453
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryfac75c96-93dd-4cd0-93fe-45c4cdb35453

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
document.pdf
Size:
99.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: