Publication
Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
| dc.contributor.author | Caetano, Ana | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-23T10:52:42Z | |
| dc.date.available | 2018-04-23T10:52:42Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Caetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0870-418X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/32929 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra | pt_PT |
| dc.relation | Teacher's Thinking and Professional Ethics Education | |
| dc.relation.publisherversion | http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1310/758 | pt_PT |
| dc.subject | Pensamento dos professores | pt_PT |
| dc.subject | Ética | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Intuição | pt_PT |
| dc.title | Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardTitle | Teacher's Thinking and Professional Ethics Education | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/PDCT/PDCT%2FCED%2F59571%2F2004/PT | |
| oaire.citation.conferencePlace | Coimbra, Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 133 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
| oaire.citation.volume | extra-série | pt_PT |
| oaire.fundingStream | PDCT | |
| person.familyName | Caetano | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier.ciencia-id | 0E13-A672-5D4E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2481-5215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56384201600 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a | |
| relation.isProjectOfPublication | fac75c96-93dd-4cd0-93fe-45c4cdb35453 | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | fac75c96-93dd-4cd0-93fe-45c4cdb35453 |
